O QUE É COVID-19?

Entenda o que é o novo coronavírus e a doença causada por ele.

A COVID-19 é a doença provocada pelo novo coronavirus. Mais de 200 países relataram casos da doença e a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto como uma pandemia, que é uma epidemia que ganha escala global.

O novo coronavírus é um vírus contagioso e ainda há muito a ser descoberto sobre ele. Ao contrário daqueles que causam a gripe comum, não há pré-imunidade conhecida, vacina ou tratamento específico e presume-se que todas as pessoas sejam suscetíveis a ele. 

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). A COVID-19 é a doença do coronavírus provocada pela nova cepa descoberta em 2019, que não havia sido identificada anteriormente em seres humanos.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está muito preocupada com o modo como a pandemia de COVID-19 afetará a população de países com sistemas de saúde já frágeis. A sobrecarga dos sistemas de saúde vem se mostrando um dos maiores impactos da nova doença, mesmo em países com estruturas médicas robustas. Em países com estruturas fragilizadas por falta de investimento ou conflitos, como as regiões em que MSF atua, o peso sobre as equipes e instalações médicas pode ter resultados ainda mais devastadores.

Saiba mais sobre a atuação de MSF no combate à pandemia em diversos países.


Transmissão

A transmissão se dá pelo contato com gotículas de uma pessoa infectada, seja por meio da tosse, do espirro ou mesmo da fala. Uma pessoa saudável pode respirar as gotículas infectadas e assim se infectar ou, depois de tocar superfícies infectadas, levar suas mãos aos seus olhos, nariz e boca, se contaminando. (Veja aqui o tempo de sobrevida do coronavírus em algumas superfícies.)

É importante saber que uma pessoa infectada pode levar até 14 dias para apresentar sintomas. Mesmo sem os sintomas, essa pessoa pode transmitir a doença.

Sintomas

Os sintomas leves são febre e tosse seca e, em menor proporção, sintomas respiratórios, dores no corpo, cansaço, incômodo na garganta, diarreia, secreção ou congestão nasal.

Os sintomas graves ou de alerta são febre alta associada a tosse e falta de ar ou dificuldade para respirar, dores no peito e tom azulado da face ou nos lábios. Caso a febre passe de 38o e tenha algum desses sintomas, vá ao centro de saúde mais próximo.

Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. Cerca de 80% se recuperam sem precisar de tratamento especial e 1 em cada 6 pessoas que contraem o coronavírus fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

Pessoas idosas e que têm problemas crônicos, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver a forma grave da doença.

Até o momento, não há tratamento específico com medicamentos antivirais para combater o novo coronavírus. O tratamento se baseia no alívio dos sintomas. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar orientação médica.

O mundo se empenha no desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus, mas os desafios são imensos. Saiba mais em nossa série: Desafios da vacina.

Notícias

Confira as notícias de MSF sobre o novo coronavírus.

MSF fornece cuidados de higiene para venezuelanos em quarentena após voltarem ao país

16/10/2020

Moçambique: COVID-19, malária e outras doenças ameaçam deslocados pela violência

03/11/2020

“A COVID-19 aumentou a incerteza não só sobre o futuro, mas também sobre o presente”

11/10/2020

Compartilhe: