NOSSA ATUAÇÃO NAS AMÉRICAS

O que MSF está fazendo contra a COVID-19 na América do Norte, Central e do Sul.

Foto: Anna Surinyach / Médecins Sans Frontières

Estamos trabalhando para garantir a continuidade da oferta de cuidados médicos adequados e vitais em nossos projetos já existentes. Isso é desafiador, porque as atuais restrições de viagem estão limitando nossa capacidade de transferir profissionais entre diferentes países. Há também uma pressão global sobre a produção de alguns suprimentos médicos, em particular os equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde, como máscaras.

 

Em resposta à COVID-19:

Brasil

Iniciamos em 1º de abril, em São Paulo, atividades de combate à COVID-19 no país. O trabalho é focado em pessoas vulneráveis, como pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados, indígenas, usuários de drogas e idosos. MSF também está com ações no Rio de Janeiro, Aquidauana, Corumbá e Amambaí (MS), Boa Vista (RR), Manaus e em outras duas cidades do Amazonas.

Saiba aqui tudo sobre nossa resposta à pandemia no Brasil.

Foto: Diogo Galvão/MSF

El Salvador

Adaptamos nossos projetos à resposta da COVID-19 em total coordenação com o Ministério da Saúde para o aumento da cobertura e capacidade dos serviços de ambulância. Também estamos avaliando o estado das pessoas deportadas dos EUA e México que continuam confinadas em hotéis para identificar necessidades relacionadas a controle e prevenção de infecções, isolamento, diagnóstico e tratamento para definir uma possível resposta.

Venezuela

Em Caracas, capital da Venezuela, equipes de MSF estão trabalhando no hospital Pérez de León II, no bairro de Petare, onde as equipes reabilitaram a infraestrutura, adaptaram o fluxo de pacientes, estabeleceram medidas de prevenção e controle de infecções e treinaram equipes para receber pacientes de COVID-19 para internação e cuidados em UTI. Equipes prestam atendimento médico e apoio logístico.

MSF também está apoiando o recrutamento de pessoal, tratamento e serviços do sistema de apoio hospitalar no hospital Vargas, em Caracas.

México

No estado de Guerrero, equipes de MSF e autoridades de saúde estaduais se coordenaram para fornecer suporte técnico sobre medidas de prevenção e controle de infecções em vários hospitais estaduais. Também oferecemos treinamento para equipes de saúde e apoiamos a configuração do fluxo de pacientes e equipes.

As equipes de MSF também estão trabalhando em abrigos para migrantes. O objetivo é ajudar abrigos e centros de migrantes a adaptar suas estruturas à resposta à pandemia, incluindo medidas de prevenção e controle de infecções.

Projetos fechados: as equipes de MSF estruturaram uma unidade hospitalar auxiliar em um estádio de basquete em Tijuana, no extremo noroeste do México. A equipe médica de MSF forneceu tratamento para pacientes leves e moderados de COVID-19, o que aliviou a carga dos hospitais locais.

Em Matamoros e Reynosa, na fronteira leste do México com os Estados Unidos, nossa equipe prestou atendimento médico para pacientes leves e suspeitos e, para pacientes graves que precisavam de oxigênio, em dois centros adaptados para responder à COVID-19.

EUA

Atividades encerradas. MSF trabalhou em locais-chave em todo o país, junto a autoridades locais e organizações parceiras que atendem comunidades vulneráveis que muitas vezes não têm acesso a serviços de saúde. Nossas equipes também ajudaram residentes e funcionários de unidades de saúde de longa permanência a reduzir e interromper a disseminação do coronavírus. Nossa última atividade nos Estados Unidos terminou no dia 15 de outubro.
Nossa resposta nos Estados Unidos começou em Nova York em março. Durante nossas atividades, doamos mais de 160 estações de lavagem de mãos para locais importantes, incluindo cozinhas populares e instalações de apoio na cidade. Também distribuímos 1.000 telefones celulares para nova-iorquinos vulneráveis que carecem da tecnologia essencial necessária para entrar em contato com serviços de emergência e suporte, incluindo provedores de telemedicina. As equipes de MSF abriram um trailer com chuveiros em Manhattan para dar às pessoas em situação de rua ou sem moradia segura um lugar para tomar banho enquanto os banheiros públicos e as instalações estivessem fechadas por causa da COVID-19. Também apoiamos as autoridades da cidade de Nova York com treinamentos sobre medidas de prevenção e controle de infecções.

As equipes de MSF trabalharam em lares de idosos em todo o país, inclusive em Michigan e no Texas. Em Michigan, no nordeste do país, nossa equipe trabalhou em lares de idosos que precisavam de assistência, incluindo orientação geral para melhorar as práticas de prevenção e controle de infecções; suporte técnico e treinamento no local; e workshops de saúde mental para lidar com o alto nível de estresse e tristeza que a equipe da linha de frente enfrenta todos os dias. Nossas atividades em Michigan chegaram ao fim no final de julho. A partir de agosto, duas equipes de MSF, compostas por enfermeiras e um especialista em bem-estar, trabalharam em asilos em todo o Texas. Cada equipe conduziu treinamentos em prevenção e controle de infecções e criou planos de ação personalizados para equipes médicas e não médicas. Nossos profissionais também forneceram suporte técnico e sessões de bem-estar para funcionários e residentes. Nosso apoio às instalações no Texas terminou em meados de outubro.

Em Porto Rico, as equipes de MSF trabalharam em toda a ilha, dentro e ao redor de San Juan, ou viajaram para áreas remotas no leste, oeste, sul e na terceira maior ilha, Vieques. As equipes distribuíram suprimentos essenciais, como máscaras, protetores faciais e kits de higiene para unidades de saúde e grupos vulneráveis de pessoas na ilha. Também oferecemos treinamento em medidas de prevenção e controle de infecções. Colaboramos com parceiros locais na ilha e fornecemos consultas de cuidados de saúde primária em casas e em clínicas temporárias para pessoas que sofrem de doenças crônicas que não puderam ou estavam com medo de ir até estruturas de saúde por causa da COVID-19. A equipe também monitorou os sintomas de pacientes com COVID-19 ou de pessoas que testaram positivo, mas estavam assintomáticas.

Em Immokalee, Flórida, onde entre 15 mil e 20 mil trabalhadores agrícolas migrantes continuaram a trabalhar durante a pandemia, com acesso mínimo a serviços de saúde e testes, trabalhamos em estreita colaboração com a Coalizão de Trabalhadores (CIW), o Departamento de Saúde e organizações locais e profissionais de saúde. MSF realizou uma campanha de educação em saúde pública e disponibilizou clínicas móveis “virtuais”, que forneceram testes e consultas médicas remotas para a COVID-19 e outros problemas de saúde. As clínicas foram repassadas à Secretaria de Saúde, que dará continuidade ao trabalho.

No sudoeste dos EUA, especialmente nos estados do Novo México e Arizona, uma equipe de MSF trabalhou com autoridades locais, profissionais de saúde da Nação Navajo e povos Pueblo e organizações que respondem diretamente às necessidades relacionadas à COVID-19 em comunidades indígenas americanas. Fornecemos orientação técnica de prevenção e controle de infecções para centros de saúde e comunidades, incluindo prisões e instalações de convivência, como lares de idosos.

Canadá

Atividades encerradas. No Canadá, usamos nossa experiência em respostas a surtos de emergência para fornecer orientação para organizações médicas, agências governamentais e comunidades indígenas remotas sobre como prevenir e gerenciar surtos de COVID-19. As equipes criaram e compartilharam dois informativos virtuais relacionados à COVID-19; um sobre prevenção e controle de infecção e outro sobre adaptação e desenvolvimento de instalações médicas.

MSF fez a ponte entre seus profissionais canadenses com experiência em campo e outras organizações da linha de frente. As equipes de MSF realizaram várias avaliações sobre prevenção e controle de infecção em abrigos em Toronto para pessoas em situação de rua e instalações de cuidados de longo prazo em Montreal, fornecendo recomendações para melhorar a segurança geral dos funcionários e residentes. Após três meses de atividades, todos os projetos de MSF contra a COVID-19 no Canadá foram encerrados no dia 15 de julho.

Equador

Na região de Guayaquil, que foi a primeira área do Equador a ser atingida com força pela COVID-19, uma pequena equipe tem ajudado os centros de saúde e casas de repouso na prevenção e controle de infecções.

Honduras

Atividades encerradas. Em Tegucigalpa, capital de Honduras, MSF prestou atendimento médico em um centro adaptado para pacientes graves com COVID-19, para ajudar o sistema de saúde metropolitano a evitar que os hospitais superlotem. Também oferecemos atividades de saúde mental, serviço social e promoção da saúde; todas as atividades haviam terminado em meados de outubro.

Bolívia

Atividades encerradas. Uma equipe avaliou as necessidades na região de Beni, uma área rural da bacia amazônica no nordeste da Bolívia. Nossas atividades se concentraram em treinamento em medidas de IPC e treinamento médico em seis centros COVID-19 cobrindo cinco municípios. MSF também doou EPIs e medicamentos.

Peru

Atividades encerradas. No Peru, MSF começou a apoiar as atividades do COVID-19 do Ministério da Saúde na região amazônica em junho. Em cooperação com uma equipe das autoridades de saúde bascas na Espanha, tratamos pacientes gravemente enfermos nos hospitais de Tarapoto, Huánuco e Tingo María, e também prestamos apoio a centros de saúde nas províncias de Datem de Marañón e Condorcanqui por meio de doações e treinamento. Nossas atividades no Peru foram encerradas no final de setembro.

Haiti

Atividades encerradas. Em Porto Príncipe, capital do Haiti, reorganizamos nosso Centro de Emergência, no bairro Martissant, para isolar e encaminhar casos suspeitos de COVID-19. Na área de Drouillard, convertemos nosso hospital para vítimas de queimadura em um hospital de campanha para tratar pacientes de COVID-19; rastreamos mais de 330 pessoas e tratamos quase 200 pacientes de COVID-19 antes de o centro ser fechado no início de agosto e reconvertido em nosso hospital de queimados. Nossas equipes também visitaram o hospital Chancrelles, no distrito de Cité Soleil, em Porto Príncipe, e os apoiaram na implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, incluindo triagem e isolamento.

As equipes de MSF realizaram atividades de promoção de saúde em comunidades em todo o país, por meio da mídia de massa, como rádio e redes sociais, mas também por meio do treinamento de trabalhadores e líderes comunitários e em instituições de saúde.

Foto: Lunos Saint Brave/MSF

No sul do Haiti, MSF apoiou várias instalações de saúde pública em Port-à-Piment e Port Salut para a instalação de sistemas de triagem, leitos de isolamento, sistemas de referência e treinamento de equipe médica.

Em Les Cayes, também no sul do país, nossa equipe montou uma triagem e uma unidade de isolamento no hospital de referência departamental. A equipe médica foi treinada na detecção precoce de casos suspeitos e em medidas de prevenção e controle de infecções. A equipe de apoio, como higienistas e oficiais de saúde, receberam treinamento sobre medidas de prevenção e controle de infecções e manutenção da infraestrutura de água e saneamento instalada por MSF. Nossas atividades no Haiti terminaram em agosto.

Colômbia

Atualmente, fazemos triagem e damos suporte a pacientes com sintomas respiratórios no hospital Tibú, no norte da Colômbia. Em Buenaventura, adaptamos e expandimos nossa linha de atendimento psicológico #335 para a identificação precoce de pacientes com sintomas de COVID-19.

Em Arauca, prestamos assessoria técnica a hospitais e assessoria em saúde mental para equipes médicas. As equipes de MSF também estão engajando as pessoas nas atividades de promoção de saúde e medidas de prevenção e controle de infecções em cidades, vilarejos e bairros em todo o Nordeste, por meio de diferentes estratégias comunitárias e da mídia.

MSF está trabalhando junto com as autoridades de saúde em Norte de Santander e Tumaco para apoiar a resposta local. Atualmente, participamos da triagem ambulatorial e apoiamos a área de pacientes com sintomas respiratórios do hospital Tibú. Em Tumaco, desenvolvemos atividades médicas e de saúde mental nos dois hospitais públicos da cidade. Em cada um desses lugares, também estamos concentrando grande parte de nossos esforços em atividades de promoção e prevenção em cidades, vilas e bairros por meio de diferentes estratégias comunitárias e da mídia.

Implantamos uma pequena equipe técnica, a “Flying COVID Team”, que tem dado suporte aos hospitais locais no Atlântico, uma das regiões mais afetadas pela COVID-19. O trabalho da equipe, que agora apoia o Hospital Erasmo Meoz, em Cúcuta, tem se concentrado na avaliação rápida, treinamento técnico, cuidados de saúde mental para equipes de saúde e doações de medicamentos e suprimentos para ajudar as unidades de saúde a manter os serviços de resposta à COVID-19 seguros no pico do surto.

Argentina

MSF está oferecendo apoio e aconselhamento técnico a várias autoridades de saúde, como a definição de protocolos e medidas de prevenção e controle de infecções em estruturas de saúde e/ou estruturas alternativas de tratamento e no apoio aos profissionais de casas de repouso para idosos. Em Córdoba, MSF fornece suporte técnico específico ao grupo de trabalho do Comitê de Operações de Emergência da província para locais fechados (que inclui residências para idosos, unidades de hemodiálise e prisões) e participa de treinamentos para as equipes médicas.

Projeto PAEC-LAT

Atividades encerradas. MSF desenvolveu o projeto PAEC-LAT (Projeto de Assessoramento Estratégico para COVID-19 na América Latina), a fim de superar as restrições ao trabalho presencial e movimentos da equipe. Criamos um serviço de suporte técnico e estratégico online gratuito voltado para instituições e funcionários que estão na linha de frente da pandemia na América Latina. Esta solução digital inovadora aproveitou as possibilidades de visitas virtuais e treinamentos online para atingir vários países, regiões e diferentes públicos, incluindo profissionais de saúde, equipe administrativa, equipe de limpeza, agentes comunitários e equipes de saúde indígena, principalmente em comunidades remotas e áreas com limitação de acesso a serviços de saúde.

Entre maio e novembro, o PAEC-LAT respondeu a mais de 1.500 solicitações de profissionais de saúde que trabalham contra a COVID-19 em 14 países da região (México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Peru, Uruguai, Argentina, Chile, Equador, Bolívia e Porto Rico), e realizou 130 treinamentos e 35 visitas virtuais seguidas de relatórios de recomendações.

Confira nossa atuação em outras regiões:

+ Brasil
+ África
+ Ásia
+ Europa
+ Oriente Médio

Notícias

Confira as notícias de MSF sobre o novo coronavírus.

COVID-19: atendimento domiciliar foi destaque do programa de MSF em Porto Rico

10/11/2020

México: MSF conclui atividades nos centros de COVID-19 de Reynosa e Matamoros

13/10/2020

Como MSF cruzou duas vezes o caminho de uma enfermeira da Nicarágua

28/10/2020

Compartilhe: