NOSSA ATUAÇÃO NA ÁSIA

O que MSF está fazendo contra a COVID-19 no continente asiático.

Foto: Shuk Lim Cheung/MSF

Estamos trabalhando para garantir a continuidade da oferta de cuidados médicos adequados e vitais em nossos projetos já existentes. Isso é desafiador, porque as atuais restrições de viagem estão limitando nossa capacidade de transferir profissionais entre diferentes países. Há também uma pressão global sobre a produção de alguns suprimentos médicos, em particular os equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde, como máscaras.


Em resposta à COVID-19:

Índia

Nossas equipes em Patna, estado de Bihar, no leste da Índia, estão convertendo um pavilhão esportivo em uma instalação para pacientes com COVID-19 em estado leve a moderado, a fim de apoiar o hospital da Faculdade Médica de Nalanda.

Em Mumbai, epicentro do surto da doença no país, fornecemos treinamentos sobre triagem, medidas de IPC e testes. Também apoiamos a identificação de casos suspeitos e isolamento em 28 assentamentos informais. Estamos aumentando a capacidade de tratar casos leves a moderados de COVID-19 em um hospital administrado pelo Ministério da Saúde e nossas equipes estão realizando atividades de promoção da saúde, distribuição de máscaras e sabonetes em pontos críticos na área leste da cidade.Abrimos uma linha telefônica de apoio 24 horas por dia, sete dias por semana, em inglês e hindi, com cinco conselheiros recrutados e treinados por MSF.

Hong Kong

Em Hong Kong, onde o surto está acabando e as restrições estão sendo relaxadas, mudamos o nosso foco para fornecer suporte à saúde mental – por meio de um site com dicas e sessões presenciais – para pessoas expostas a uma prolongada situação de incerteza.

Uzbequistão

Em Karakalpakstan, no oeste do Uzbequistão, iniciamos uma campanha de promoção da saúde voltada para pacientes com tuberculose sobre como impedir a contaminação por COVID-19.

Quirguistão

No Quirguistão, estamos trabalhando em estreita colaboração com o Ministério da Saúde, com foco específico no distrito de Kadamjay e na província de Batken. As equipes móveis de MSF estão apoiando o rastreamento de contatos e a vigilância comunitária. Nossas equipes também fornecerão treinamento em medidas de prevenção e controle de infecções.

Tadjiquistão

No Tadjiquistão, desenvolvemos um folheto sobre promoção de saúde para tuberculose + COVID-19 e compartilhamos o documento com o Ministério da Saúde local para garantir a disseminação de informações precisas. Em Dushanbe, estamos trabalhando com pacientes com tuberculose, suas famílias e comunidades para explicar como prevenir a transmissão e a infecção por COVID-19.

Bangladesh

As equipes no campo de refugiados rohingya em Cox’s Bazar, sudeste de Bangladesh, estão tratando vários pacientes com COVID-19, além de monitorar outros casos suspeitos em enfermarias isoladas em nossas instalações. Também estamos realizando atividades de promoção da saúde entre os que estão no acampamento.

Foto: MSF/Daniella Ritzau-Reid

Malásia

Em Penang, no noroeste do país, promovemos a saúde em diferentes idiomas para pessoas vulneráveis, incluindo rohingya e birmanes.

Indonésia

Em Java Ocidental, foram realizadas atividades de promoção da saúde, incluindo a distribuição de folhetos sobre medidas de prevenção de doenças e a instalação de pontos de lavagem das mãos. Via webinars, nossa equipe também realizou sessões de treinamento com médicos locais sobre medidas de IPC e uso correto de EPIs.

Camboja

Atividades concluídas: MSF forneceu treinamento e apoio técnico a equipes de instituições de saúde de três províncias do Camboja – Pailin, Banteay Meanchey e Oddar Meanchey – que incluíram a implementação de infraestrutura de triagem em seis hospitais na fronteira com a Tailândia. Mais de 300 profissionais do Ministério da Saúde foram treinados sobre as novas diretrizes e protocolos relativos ao COVID-19, entre eles motoristas de ambulâncias, profissionais da limpeza, técnicos de laboratório, médicos e enfermeiros. Também receberam informações sobre as medidas de IPC e para o tratamento de pessoas com casos suspeitos ou confirmados do COVID-19.

Filipinas

Em Manila, capital do país, a equipe de MSF está apoiando nossa organização parceira Likhaan em atividades de promoção da saúde. Em Marawi, foi lançada uma “unidade móvel de informações” para transmitir mensagens de promoção da saúde a pessoas vulneráveis.

Papua-Nova Guiné

Profissionais de unidades de saúde receberam treinamento sobre prevenção e controle de infecções. Nossas equipes realizaram a triagem de possíveis casos de COVID-19 em 22 províncias e criaram uma grande instalação para o tratamento de pacientes na capital, Port Moresby.

Japão

Atividades concluídas: um surto de COVID-19 entre membros da tripulação em um navio de cruzeiro atracado para reparos em Nagasaki, no oeste do Japão, levou 149 de 623 funcionários a bordo a apresentarem resultados positivos para o novo coronavírus. MSF enviou um médico e duas enfermeiras para fornecer assistência médica em terra. A equipe avaliou os pacientes e auxiliou no encaminhamento para outras unidades de saúde, considerando a condição de cada um deles e a urgência dos cuidados médicos.

 

Confira nossa atuação em outras regiões:

+ Brasil
+ África
+ Américas
+ Europa
+ Oriente Médio

Notícias

Confira as notícias de MSF sobre o novo coronavírus.

MSF atua contra a COVID-19 no campo de Zaatari, na Jordânia

30/10/2020

MSF retoma atendimentos por clínicas móveis nos campos de Abs, no Iêmen

19/10/2020

Em movimento histórico, Índia e África do Sul propõem que não haja patentes sobre os medicamentos para COVID-19

07/10/2020

Compartilhe: