NOSSA ATUAÇÃO NA ÁSIA

O que MSF está fazendo contra a COVID-19 no continente asiático.

Foto: Shuk Lim Cheung/MSF

Estamos trabalhando para garantir a continuidade da oferta de cuidados médicos adequados e vitais em nossos projetos já existentes. Isso é desafiador, porque as atuais restrições de viagem estão limitando nossa capacidade de transferir profissionais entre diferentes países. Há também uma pressão global sobre a produção de alguns suprimentos médicos, em particular os equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde, como máscaras.


Em resposta à COVID-19:

Índia

Nossas equipes em Patna, estado de Bihar, leste da Índia, converteram um pavilhão esportivo para montar um hospital de campanha com 100 leitos para pacientes de COVID-19 leves a moderados, a fim de dar suporte ao hospital do Nalanda Medical College. Equipes de MSF agora estão oferecendo tratamento a pacientes no hospital de campanha, no entanto, devido ao baixo número de pessoas que chegam ao centro, e em todo o estado de Bihar em geral, o projeto está em transição para oferecer promoção de saúde, saúde mental e primeiros socorros psicológicos para profissionais de saúde em hospitais públicos em todo o estado. Atividades de promoção e educação em saúde comunitária também estão ocorrendo na região.

Em Mumbai, as equipes estão oferecendo treinamento em triagem, consultas, medidas de prevenção e controle de infecções e testes. Também estamos estabelecendo um mecanismo de encaminhamento adequado de casos suspeitos para tratamento e isolamento em 28 assentamentos informais da cidade. MSF está apoiando uma clínica e tratando pessoas com casos moderados de COVID-19 em um hospital administrado pelo Ministério da Saúde, recém-construído, com 1.100 leitos. Nossas equipes também estão realizando atividades de promoção de saúde, distribuição de máscaras e sabonetes para pessoas de alto risco e atividades de água e saneamento em hotspots no distrito de M-east.

Abrimos uma linha telefônica de saúde mental 24 horas por dia, 7 dias por semana, em inglês e hindi, com cinco conselheiros, que foram recrutados e treinados por MSF.

Hong Kong

Atividades encerradas. Uma das primeiras atividades da resposta global de MSF à COVID-19 foi em Hong Kong, quando, no final de janeiro, começamos a oferecer sessões presenciais e, posteriormente, virtuais de promoção de saúde com pessoas vulneráveis com menos probabilidade de acesso a informações, como refugiados, e aqueles na linha de frente, como garis.

Dada a crise prolongada e a exposição à incerteza na cidade-estado, que pode causar estresse e ansiedade, nossas equipes se concentraram no gerenciamento da saúde mental das pessoas e realizaram workshops sobre como gerenciar o estresse e a ansiedade de pessoas vulneráveis. Também criamos um site para o público em geral que oferece dicas e ferramentas para lidar com o estresse e as preocupações: https://howareyou.msf.hk/en/.

Nossa equipe de emergência estava trabalhando com Impact HK, uma ONG local, que apoia os desabrigados há alguns anos. Nossas equipes visitaram pessoas em situação de rua duas vezes por semana em várias ruas de Hong Kong e distribuíram alimentos, água potável e kits de higiene; nossos assistentes sociais também acompanharam suas necessidades individuais. Entre junho e quando o projeto foi entregue em meados de setembro, a equipe realizou 51 consultas médicas gratuitas e providenciou abrigo temporário para 35 indivíduos vulneráveis.

Nossas atividades em Hong Kong foram encerradas em novembro.

Uzbequistão

No Caracalpaquistão, no oeste do Uzbequistão, iniciamos uma campanha de promoção de saúde destinada a pacientes com tuberculose sobre como prevenir a COVID-19.

Quirguistão

No Quirguistão, estamos trabalhando em estreita colaboração com o Ministério da Saúde, com foco específico nas oblastas (províncias) de Chuy e Batken. Equipes de MSF estão oferecendo cuidados domiciliares para pacientes moderados e leves de COVID-19 para evitar que os hospitais fiquem sobrecarregados. Equipes móveis estão apoiando com rastreamento de contatos e vigilância da comunidade. Nossas equipes estão oferecendo treinamento em medidas de prevenção e controle de infecções.

Estamos trabalhando para melhorar as medidas de prevenção e controle de infecções em quatro hospitais em Kadamjay raion (distrito), por meio de treinamento, gerenciamento de logística e fornecimento de desinfetantes e EPI. As equipes de MSF também estão apoiando iniciativas de promoção de saúde e auxiliando a vigilância epidemiológica por meio da coleta de dados. Estamos gerenciando a logística de todas as quatro equipes móveis, fornecendo-lhes veículos e combustível e equipando as equipes médicas com EPIs. As equipes distribuíram mais de 4.500 máscaras para proteger os pacientes com doenças crônicas e complicações existentes na região; MSF recentemente distribuiu 10 mil máscaras reutilizáveis produzidas localmente para 5 mil crianças em idade escolar em 87 escolas em todo o distrito.

Ainda nas escolas, as equipes de MSF também organizaram um webinar para professores do ensino fundamental para aumentar a conscientização sobre a COVID-19. Com esse treinamento, os professores podem garantir que medidas adequadas de prevenção de infecções sejam implementadas nas escolas, que a ventilação seja garantida nas salas de aula e os alunos sejam informados sobre o uso adequado de máscaras e medidas de distanciamento físico apropriadas.

Também fornecemos ao Ministério da Saúde equipamentos de proteção individual, incluindo máscaras e luvas N-95, termômetros, pastilhas de cloro e compressas embebidas em álcool.

Tadjiquistão

No Tadjiquistão, desenvolvemos um folheto de educação em saúde sobre tuberculose + COVID-19 e compartilhamos o documento com o Ministério da Saúde para garantir que informações precisas sejam disseminadas. Em Dushanbe, estamos trabalhando com pacientes de TB, suas famílias e suas comunidades para explicar como prevenir a transmissão e infecção por COVID-19.

No dispensário de TB do Republican Center, estamos desenvolvendo protocolos de triagem e fluxo de pacientes aprimorados e oferecendo promoção de saúde para pessoas que aguardam sua consulta. Além disso, uma área de espera separada ao ar livre em espaço aberto está sendo construída para pessoas com suspeita de COVID-19.

Bangladesh

As equipes no campo de refugiados rohingyas em Cox’s Bazar, sudeste de Bangladesh, estão tratando vários pacientes com COVID-19, bem como monitorando outros casos suspeitos, em enfermarias de isolamento em nossas instalações em Cox’s Bazar. Também estamos realizando atividades de promoção de saúde entre os que estão no acampamento e construindo dois centros de tratamento de COVID-19.

Foto: MSF/Daniella Ritzau-Reid

Na favela urbana Kamrangirchar, em Dhaka, a capital do país, MSF está concentrando esforços em atividades de promover de saúde sobre a COVID-19 aos residentes. Também apoiamos as unidades de saúde locais com treinamentos sobre medidas de prevenção e controle de infecções.

Malásia

Em Penang, no noroeste da Malásia, oferecemos educação em saúde em diferentes idiomas para pessoas vulneráveis, incluindo rohingyas e birmaneses, e enviamos tradutores a hospitais. Iniciamos uma campanha de promoção de saúde sobre a COVID-19 para refugiados rohingyas por meio de uma rede online de notícias. Também estamos fornecendo kits de saúde e itens de higiene, como sabonete, para pessoas em centros de detenção de imigração.

Nepal

No Nepal, a equipe de MSF mantém uma linha telefônica de saúde mental 24 horas por dia, 7 dias por semana – é uma extensão do mesmo serviço que nossas equipes operam na Índia.

Indonésia

Na Indonésia, equipes de MSF estão conduzindo workshops e treinamentos para médicos e agentes comunitários de saúde nas províncias de Jacarta e Banten, que tratam de casos suspeitos de COVID-19 e observam o isolamento de pacientes em casa. As sessões de treinamento abordam tópicos que incluem medidas de prevenção e controle de infecções, rastreamento de contatos e educação em saúde. As sessões de promoção de saúde ainda estão em andamento – mais de 68 mil pessoas foram alcançadas até agora – com as equipes de MSF agora também conduzindo o treinamento de instrutores visando membros específicos da comunidade para garantir maior cobertura e sustentabilidade.

Projetos fechados: em West Java, atividades de promoção de saúde, incluindo folhetos sobre medidas de prevenção de doenças e instalação de pontos de lavagem das mãos, foram realizadas.

Camboja

Atividades encerradas. MSF forneceu treinamento e suporte técnico para equipes em unidades de saúde em três províncias do Camboja – Pailin, Bantey meanchey e Oddar Meanchey – que incluiu a implementação de infraestrutura de triagem em seis hospitais na fronteira com a Tailândia. Mais de 300 funcionários do Ministério da Saúde foram treinados nas novas diretrizes e protocolos relativos à COVID-19, entre eles motoristas de ambulância, faxineiros, técnicos de laboratório, médicos e enfermeiras, sobre medidas de prevenção e controle de infecções e tratamento de pessoas com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. MSF também contribuiu para o desenvolvimento de protocolos nacionais de tratamento.

Filipinas

Em Manila, capital das Filipinas, a equipe de MSF está apoiando nossa organização parceira Likhaan com atividades de promoção de saúde. As equipes também estão apoiando com rastreamento de contatos e atividades de prevenção da COVID-19 em nível comunitário, além de ajudar a implementar medidas de prevenção e controle de infecções nas unidades de saúde que cuidam de pacientes com COVID-19.

Em Marawi, uma “campanha de informação móvel”, criada com o objetivo de passar mensagens de promoção de saúde a pessoas vulneráveis, treinou equipes de saúde locais em 60 das 72 comunidades responsáveis pela vigilância e rastreamento de contatos para COVID-19.

Projetos fechados: em Manila, entre o início de julho e meados de agosto, as equipes de MSF distribuíram “kits de quarentena” – incluindo materiais de higiene – para 726 pacientes e contatos de pessoas com COVID-19.

Em junho, começamos a apoiar a enfermaria de COVID-19 e o laboratório do hospital San Lazaro, em Manila, com recursos humanos, EPIs, equipamentos biomédicos e farmácia. Após a redução do número de casos, encerramos nossas atividades no hospital no final de outubro.

Papua-Nova Guiné

Atividades encerradas. Em Papua-Nova Guiné, os funcionários das unidades de saúde receberam treinamento sobre controle e prevenção de infecções e triagem de pessoas com suspeita de COVID-19 em 22 províncias. Nossas equipes também montaram um grande centro de tratamento de pacientes com COVID-19 na capital, Port Moresby.

Japão

Atividades encerradas: Um surto de COVID-19 entre os membros da tripulação de um navio de cruzeiro atracado para reparos em Nagasaki, no oeste do Japão, fez com que 149 dos 623 funcionários a bordo apresentassem resultados positivos para o novo coronavírus. MSF enviou uma equipe composta por um médico e duas enfermeiras para fornecer assistência médica em terra. A equipe avaliou os pacientes e ajudou com encaminhamentos para outras unidades de saúde, dependendo da condição dos pacientes e da urgência do atendimento médico. Em Suginami, um distrito de Tóquio, equipes de MSF forneceram análises epidemiológicas, apoiando as autoridades de saúde locais.

Confira nossa atuação em outras regiões:

+ Brasil
+ África
+ Américas
+ Europa
+ Oriente Médio

Notícias

Confira as notícias de MSF sobre o novo coronavírus.

MSF atua contra a COVID-19 no campo de Zaatari, na Jordânia

30/10/2020

MSF retoma atendimentos por clínicas móveis nos campos de Abs, no Iêmen

19/10/2020

Em movimento histórico, Índia e África do Sul propõem que não haja patentes sobre os medicamentos para COVID-19

07/10/2020

Compartilhe: