DESAFIOS DA VACINA

Entenda as principais etapas para o desenvolvimento das vacinas, como a da COVID-19.

Foto: Samuel Sieber/MSF

Estamos vivendo um momento de mobilização sem precedentes para enfrentar a COVID-19. Governos e instituições filantrópicas contribuíram com bilhões para a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas contra o SARS Cov 2. A sociedade científica, por sua vez, está fazendo história ao avançar na produção de uma vacina em um tempo recorde.

Mas você sabe quais são as etapas desse processo? Ou, por exemplo, como tornar as vacinas contra a COVID-19 acessíveis a todas e todos?

Descubra as respostas para essas e outras perguntas na nossa nova série “Desafios da vacina”, dividida em três fases: desafios científicos, desafios médicos e desafios socioeconômicos. 

1. Desafios científicos

O Brasil virou o grande laboratório mundial para testes de vacina. Hoje, existem aproximadamente 180 candidatas à vacina contra COVID-19 em desenvolvimento no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Entre elas, quatro já estão sendo testadas no Brasil e – possivelmente – esse número deve aumentar em breve.

Alguns dos principais questionamentos sobre essa corrida pela vacina foram respondidos no encontro virtual MSF promovido por Médicos Sem Fronteiras, no dia 17 de setembro de 2020, e serão explicados detalhadamente nos próximos dias por aqui.

Assista:

 

Você já se perguntou como funciona o desenvolvimento das vacinas, suas etapas e processos? Quais testes são realizados em quais grupos de pessoas e como fica a garantia de segurança nessa aplicação?

A busca por uma vacina que seja capaz de combater o vírus da COVID-19 é, sem dúvidas, o maior desafio que a sociedade científica encontra na atualidade. Mas você sabe quais são os tipos de vacina possíveis de serem desenvolvidos? E quais as diferenças entre cada um deles?

Confira essas informações no nosso primeiro infográfico da série:

O tempo se torna o maior obstáculo na corrida por uma vacina durante uma pandemia como a de COVID-19. Em média, uma vacina eficaz leva em torno de 10 anos para ser desenvolvida.

Neste segundo infográfico, você encontra uma explicação e o tempo necessário para que cada etapa desse processo seja realizada:

 

Você está por dentro das pesquisas sobre uma possível vacina para o vírus da COVID-19? A sociedade científica internacional se mobilizou em conjunto para acelerar esse processo, e por isso, no terceiro infográfico da nossa série reunimos os dados fornecidos pelo projeto COVID-NMA em relação aos ensaios clínicos já realizados por cada país:

2. Desafios médicos

Já imaginou como é desafiador realizar campanhas de vacinação nos locais mais remotos do mundo? Algumas vacinas, como a contra o sarampo por exemplo, precisam ser mantidas entre 2°C e 8°C do laboratório até o benecifiário.

Clique nas imagens abaixo e entenda como é o processo de manter as vacinas resfriadas no transporte, conhecido como “cadeia de frio”:

Em artigo de opinião, Jadel Kratz, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da DNDi América Latina, afirma que a busca por uma “vacina para todos” destaca a importância da coordenação e transparência em pesquisa e desenvolvimento para COVID-19.

O especialista acredita que um processo de P&D robusto, colaborativo, transparente e focado nas necessidades dos pacientes é o caminho para termos resultados eficientes e para que as vacinas sejam amplamente acessíveis a todos os impactados pela pandemia.


Leia esse artigo na íntegra e entenda a importância da transparência na ciência >> 

3. Desafios socioeconômicos

Em seu trabalho de campo, equipes de Médicos Sem Fronteiras são constantemente frustradas pela falta de tecnologias adequadas para oferecer um tratamento de qualidade aos pacientes. Como resposta, a organização criou, em 1999, a Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais para melhorar o acesso às tecnologias existentes (medicamentos, métodos de diagnóstico e vacinas) e para estimular o desenvolvimento de novas e acessíveis ferramentas urgentemente necessárias nos países em desenvolvimento em que MSF trabalha. Nesse contexto, enfrentamos dois grandes desafios: o alto custo dos medicamentos existentes e a falta de tratamento para muitas das doenças que afetam nossos pacientes.

Você sabe o real preço de um medicamento?

Medicamentos são utilizados por milhões de pessoas todos os dias. Mas o acesso a eles ainda não é global, já que a maior parte da população ainda não consegue arcar com todos os custos que envolvem seu processo de desenvolvimento. As patentes são uma das principais barreiras desse acesso.

Quer entender melhor essa dinâmica? Assista ao novo vídeo:

 

Para finalizar a série Desafios da Vacina, Felipe Carvalho, coordenador no Brasil da Campanha de Acesso a Medicamentos de MSF, lista os seis pontos essenciais no desenvolvimento de vacinas.

 

Assista e compartilhe:

 

Em uma pandemia, como a de COVID-19, é fundamental nos lembrarmos que a saúde não é mercadoria e que medicamentos não devem ser considerados artigos de luxo.

Notícias

Confira as notícias de MSF sobre o novo coronavírus.

MSF fornece cuidados de higiene para venezuelanos em quarentena após voltarem ao país

16/10/2020

Efeitos da COVID-19 ampliam sofrimento de refugiados em Dadaab, no Quênia

16/10/2020

COVID-19: atendimento domiciliar foi destaque do programa de MSF em Porto Rico

10/11/2020

Compartilhe: