NOSSA ATUAÇÃO NA ÁFRICA

O que MSF está fazendo contra a COVID-19 no continente africano.

Foto: Agnes Varraine-Leca/MSF

Estamos trabalhando para garantir a continuidade da oferta de cuidados médicos adequados e vitais em nossos projetos já existentes. Isso é desafiador, porque as atuais restrições de viagem estão limitando nossa capacidade de transferir profissionais entre diferentes países. Há também uma pressão global sobre a produção de alguns suprimentos médicos, em particular os equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde, como máscaras.


Em resposta à COVID-19:

República Centro-Africana

Atividades encerradas. Na República Centro-Africana, as equipes trabalharam com pessoas que vivem com HIV em quatro centros de tratamento ambulatorial em Bangui, beneficiando 9 mil pessoas, usando a estratégia de blindagem*. Uma estratégia semelhante, que incluiu a distribuição de sabonete e máscaras, fornecendo apoio alimentar e sessões de sensibilização, foi implementado em Paoua e Carnot, e visou cerca de 4 mil pacientes e suas famílias.

Também em Bangui, nossas equipes apoiaram o Ministério da Saúde com atividades de vigilância, incluindo rastreamento de contatos e coleta de amostras. Nos engajamos com as comunidades para explicar o que é a COVID-19 e trabalharmos juntos para promover e adaptar medidas de prevenção à sua realidade diária.

MSF construiu um centro de tratamento de COVID-19 em Bangui, com capacidade para 24 leitos, mas devido ao baixo número de casos graves, o centro não abriu, mas permanece pronto para ser usado.

*A blindagem consiste na criação de zonas seguras, onde os indivíduos mais suscetíveis à COVID-19 são mantidos protegidos de qualquer fonte potencial de infecção. As áreas onde eles ficam podem ser dentro de casa ou em locais separados, na vizinhança. Durante a fase de proteção, essas pessoas devem ter interações físicas mínimas com seus parentes e outros membros da comunidade.

Sudão

Equipes de MSF em todo o Sudão estão conduzindo sessões de promoção de saúde e conscientização com a comunidade local. Também fornecemos orientação e treinamento diariamente aos profissionais de saúde nas unidades médicas que apoiamos. Também mantemos uma unidade móvel de resposta à COVID-19 que dá suporte a outras instalações, atuando na detecção precoce e prevenção da doença.

No hospital Omdurman-escola, o maior do país, onde MSF tem uma equipe de mais de 60 profissionais, trabalhamos em estreita colaboração com o Ministério da Saúde no departamento de emergência e na preparação para lidar com a COVID-19. Também apoiamos o Ministério da Saúde na criação e gestão de centros de isolamento em duas cidades nos estados de Darfur Oriental e Cordofão do Sul (Ed Daein e Dilling).

Apoiamos três hospitais públicos em Cartum para fortalecer seu sistema de triagem, ampliando a área de isolamento em um dos hospitais. O objetivo é proteger ou reabrir os serviços de pronto-socorro e restabelecer a confiança entre os profissionais de saúde. As equipes de MSF realizam treinamentos, reforço das medidas de prevenção e controle de infecções e doações semanais de EPIs. Também treinamos equipes de 10 centros de saúde primários, doamos itens de prevenção e controle de infecções e fornecemos suporte técnico no local.

Em agosto, nossas equipes inauguraram um centro de tratamento de COVID-19 temporário no hospital universitário Omdurman, em Cartum, em parceria com o hospital e o Ministério da Saúde. O centro de 18 leitos tem capacidade de expansão para 40 leitos, se necessário, e oferece atendimento médico a pacientes com sintomas moderados a graves de COVID-19.

Também apoiamos o Ministério da Saúde na gestão de centros de isolamento nos estados de Darfur Oriental e Cordofão do Sul.

Sudão do Sul

No Sudão do Sul, nossas equipes conduzem atividades de promoção de saúde para explicar como a higiene e o saneamento afetam a saúde e se relacionam com a COVID-19, bem como medidas preventivas, como a instalação de pontos de água e estabelecimento de áreas de isolamento ou áreas de pré-triagem para pacientes com suspeita de COVID-19.

Na capital, Juba, as equipes de MSF estão reduzindo o número de pontos de água, enquanto outras organizações e empresas instalam outros. Continuamos a prestar apoio técnico ao Ministério da Saúde, ao Laboratório Nacional de Saúde Pública, com um supervisor de laboratório, e ao Hospital Universitário de Juba, com medidas de água e saneamento, doações e treinamento sobre prevenção e controle de infecções.

Fora de Juba, três instalações de MSF em nos complexos de proteção de civis de Bentiu e Malakal realizam testes de COVID-19.

Projetos fechados: MSF auxiliou o Ministério da Saúde no treinamento de profissionais de saúde em medidas de prevenção e controle de infecção e triagem de sintomas compatíveis com a COVID-19. Além disso, 117 líderes comunitários se inscreveram em um sistema de vigilância de mortalidade comunitária, por meio de SMS, que cobre 52 bairros em Juba.

Em Yei, MSF apoiou o gerenciamento de uma unidade de isolamento de COVID-19, a pedido do Ministério da Saúde, devido às restrições de pessoal e abastecimento. Diante do medo das pessoas de visitar centros de saúde, administramos clínicas móveis em três locais diferentes na cidade de Yei, onde cerca de 140 consultas eram realizadas diariamente, com encaminhamentos para a clínica de MSF.

Em Agok, estruturamos um departamento de internação para pacientes de COVID-19 e, em Old Fangak, montamos um centro de COVID-19 com 10 leitos.

Em Lankien, nossas equipes reformaram uma ala da área de isolamento de COVID-19 e construíram um necrotério e uma maternidade. No campo de refugiados de Doro, em Maban, a equipe de MSF, junto com líderes comunitários, se comprometeu a realizar atividades de conscientização de porta em porta. As equipes também realizaram sessões de educação sanitária com grupos de mulheres e grupos de jovens no acampamento.

Líbia

Na Líbia, nosso centro de tratamento de COVID-19 concentrava suas atividades no fornecimento de treinamento em controle e tratamento de infecções para enfermeiras e médicos em hospitais em Trípoli. Na cidade, também apoiamos o Ministério da Saúde em um local de testagem de COVID-19.

As equipes estão oferecendo treinamento à equipe médica e reforçando as medidas de prevenção e controle de infecções nos centros de detenção em Trípoli, Zliten e Zintan, incluindo a instalação de pontos de lavagem das mãos, distribuição de sabão e máscaras de pano e promoção de saúde com migrantes e refugiados e guardas do centro de detenção.

Mali

Atividades encerradas. Em Bamako, capital de Mali, MSF apoiou o Hospital do Mali, implantando melhorias na triagem, no fluxo de pacientes e funcionários e na ala de isolamento do centro de tratamento de COVID-19. Também apoiamos outros dois hospitais em Bamako com medidas de prevenção e controle de infecções, treinamento da equipe e revisão do fluxo de pacientes de COVID-19. Reforçamos o alcance do Ministério da Saúde e as atividades de rastreamento de contato nas comunidades da cidade e, em conexão com essas atividades, MSF montou estações de água e forneceu máscaras de tecido e sabonetes produzidos localmente. Mais de 800 agentes comunitários de saúde foram treinados, 50 lavatórios de mãos foram instalados e 20 mil sabonetes e 40 mil máscaras foram distribuídos.

Também em Bamako, MSF apoiou o gerenciamento de uma unidade de COVID-19 de 100 leitos no hospital Point G, onde realizamos nosso programa de oncologia. A unidade incluía uma área de triagem e isolamento e uma enfermaria. Renovamos e melhoramos a rede de distribuição de oxigênio do hospital. MSF forneceu à unidade pessoal médico, de enfermagem e de controle de higiene, alguns vindos de nosso projeto regular em Koutiala, além de suporte logístico e técnico. Quando repassamos a unidade integralmente ao Ministério da Saúde, no final de agosto, 436 pacientes haviam sido internados – desses, 270 foram curados. Também participamos de atividades de promoção de saúde e conscientização relacionadas à COVID-19 com organizações locais, profissionais de saúde e membros de organizações da sociedade civil.

No centro (Ségou, Niono, Tenenkou, Ansongo, Douentza, Koro), sul (Koutiala) e norte (Kidal e Ansongo) do país, nossas equipes reforçaram as medidas de higiene e prevenção e controle de infecções e instalaram áreas de isolamento nos hospitais e centros de saúde apoiados, além de prover pessoal local treinado. Também apoiamos atividades do Ministério da Saúde, como tratamento, conscientização das pessoas, melhoria da prevenção e instalação de estruturas de isolamento para pacientes. Realizamos atividades de promoção de saúde com a população local e estabelecemos pontos de água no hospital de referência em Niono e em centros de saúde vizinhos.

Foto: Lamine Keita/MSF

Em Timbuktu, as equipes de MSF realizaram atendimento domiciliar, rastrearam contatos, testaram pacientes e promoveram medidas de prevenção e controle de infecções na comunidade.

Em Tominian, perto da fronteira com Burkina Faso, instalamos uma tenda para isolar pessoas com suspeita de COVID-19 e um posto de água para que as pessoas pudessem lavar as mãos.

Em Mopti, MSF estabeleceu fluxos de pacientes e forneceu treinamento à equipe quando um caso foi confirmado. O treinamento também foi oferecido para 45 equipes médicas da região de Gao.

Senegal

Em Dakar, capital do Senegal, apoiamos o tratamento de casos moderados a graves de COVID-19 no Hospital Dalal Jamm. Também realizamos treinamentos e apoiamos atividades envolvendo água e saneamento e protocolos mais simplificados de triagem.

Apoiamos o distrito de Guediawaye, nos subúrbios do norte de Dakar. Nossas equipes também estão apoiando o Ministério da Saúde no engajamento da comunidade, vigilância de casos, mecanismos de testagem, medidas de prevenção e controle de infecções e continuidade do tratamento de pacientes.

Quênia

MSF faz parte da Força-Tarefa Nacional do Quênia no combate à COVID-19. MSF está apoiando várias unidades de saúde nos condados de Nairóbi, Kiambu, Dadaab e Mombaça. No Kibera South Health Centre, na favela de Nairóbi, a equipe está impulsionando a prevenção e controle de infecções, a triagem, a testagem e o encaminhamento de pessoas com suspeita de COVID-19 para um hospital próximo.

No campo de Dagahaley, em Dadaab, o maior campo de refugiados do Quênia, MSF montou uma unidade de isolamento de 10 leitos para pacientes com COVID-19.

Em Mombaça, instalamos quartos de isolamento no posto de saúde Mrima, no subconjunto de Likoni, o que permitirá às mulheres com COVID-19 dar à luz com segurança.

Na cidade de Homa Bay, os centros de isolamento do condado estão fechados ou insuficientemente equipados para tratar os sintomas e condições subjacentes no número crescente de pacientes. MSF está montando uma unidade de alta dependência de COVID-19 dentro do hospital de referência do condado para gerenciar casos moderados a graves. Alguns desses pacientes vêm de enfermarias de internação para adultos que já atendemos como parte de nossas atividades regulares. Essa unidade é um complemento ao nosso suporte contínuo de triagem de COVID-19 e gerenciamento de casos suspeitos no hospital de referência.

Foto: Paul Odongo/MSF

Também apoiamos instalações menores que agora estão sobrecarregadas pelo número crescente de pacientes depois que algumas unidades de saúde foram transformadas em centros de isolamento de COVID-19.

No condado de Embu, MSF está fornecendo apoio às medidas de prevenção e controle de infecções a 11 unidades de saúde do Ministério da Saúde, bem como ao hospital de nível provincial.

Uganda

A Uganda relatou um baixo número de casos confirmados e nenhuma morte por COVID-19 até agora. As equipes de MSF ajudaram com medidas de logística e higiene em três unidades de isolamento do Ministério da Saúde em Arua e Kasese. Estamos conscientizando as comunidades, onde distribuímos máscaras para pacientes e funcionários em estruturas de saúde apoiadas por MSF, bem como equipamentos de proteção para equipes médicas que trabalham com pacientes de COVID-19.

Chade

Atividades encerradas. No Chade, equipes de MSF trabalharam no hospital Farcha, na capital, N’Djamena, onde pessoas com casos graves de COVID-19 estão sendo atendidas. Fornecemos treinamento clínico para a equipe, reforçamos a capacidade laboratorial e de teste e instalamos um gerador de oxigênio. Com o baixo número de casos graves, nosso apoio não era mais necessário. Também em N’Djamena, nossas equipes apoiaram as atividades de laboratório em nível central para a elaboração de procedimentos de biossegurança.

Em outros lugares de N’Djamena, fornecemos suporte para vigilância, rastreamento de contato e atendimento domiciliar para pessoas com formas leves da doença. Também realizamos promoção de saúde e engajamento da comunidade, inclusive com grupos marginalizados que têm menos acesso a informações de saúde, como nômades da periferia da cidade. Fortalecemos as medidas de prevenção e controle de infecções em todas as comunidades, incluindo a instalação de estações de água para que as pessoas pudessem lavar as mãos.

Burkina Faso

No leste de Burkina Faso, apoiamos atividades de conscientização da comunidade e triagem no centro de saúde em Fada. Também estamos treinando funcionários do Ministério da Saúde e realizando atividades de vigilância de doenças e promoção de saúde. Com o elevado número de deslocados nas regiões norte, centro-norte e leste, nossas equipes estão monitorando a situação epidemiológica em todo o país.

Projetos fechados: MSF trabalhou em Bobo-Dioulasso, no oeste do país, onde havia ocorrido o segundo maior surto do país. Prestamos atendimento a pacientes de COVID-19 em uma instalação dedicada ao tratamento da doença, em colaboração com as autoridades nacionais de saúde. Instalamos uma unidade de produção de oxigênio, que fornecia oxigênio a dezenas de pessoas, direto para seus leitos, de uma só vez. As equipes reforçaram as capacidades das demais instalações em termos de triagem, isolamento, equipamento de proteção e medidas de prevenção e controle de infecções no Centro Hospitalar Universitário e nos Centros Médicos com Anexo Cirúrgico de Do e Dafra. Após uma queda acentuada de casos na área, encerramos nossas atividades na cidade e arredores no dia 15 de julho.

Após uma evolução melhor do que o esperado na contenção da pandemia no país, as equipes de MSF, que haviam concluído a construção de um centro hospitalar com 50 leitos para o atendimento de pacientes de COVID-19 em Ouagadougou, repassaram todas as atividades ao Ministério da Saúde no final de julho.

As equipes prestavam apoio aos pacientes no centro de saúde Fada, no leste do país, onde também reabilitamos um centro de tratamento com 20 leitos no centro de saúde regional. Essas atividades foram repassadas às autoridades regionais de saúde no dia 28 de julho.

Costa do Marfim

Atividades encerradas. Na Costa do Marfim, no centro de tratamento de Yopougon, MSF fez parceria com uma ONG local e com o Ministério da Saúde em um projeto piloto de telemedicina. Duas equipes de MSF compostas por médicos, enfermeiros e prestadores de cuidados realizaram consultas com pacientes de COVID-19 para detectar co-morbidades (diabetes, hipertensão, insuficiência respiratória e doenças cardiovasculares), usando uma plataforma eletrônica para conectá-los a especialistas, como um clínico geral e um cardiologista, para confirmar os diagnósticos. A fase piloto, na qual equipes de MSF forneceram 148 tele-consultas, terminou em agosto; as equipes agora estão avaliando os resultados.

Em Abidjan, equipes de MSF estavam trabalhando com o Ministério da Saúde tratando pacientes de COVID-19 em um centro de tratamento em Grand Bassam, nos arredores da cidade. Em Bouaké, treinamos profissionais de saúde e fornecemos exames nos diferentes pontos de entrada da cidade. Ambas as atividades foram repassadas ao Ministério da Saúde.

MSF também produziu 1 milhão de máscaras de pano em parceria com a UNIWAX e outras organizações da sociedade civil. Elas foram distribuídas a pessoas vulneráveis em Abidjan e outros locais. Nossas equipes, por meio de associações locais, também distribuíram máscaras de tecido a pessoas com insuficiência renal, bem como a diabéticos e hipertensos.

Níger

No Níger, MSF está apoiando atividades de vigilância epidemiológica e conscientização da comunidade nas cidades de Niamey, Zinder, Diffa, Tillabéry e Agadez.

Projetos fechados: em Niamey, nossas equipes construíram um centro de tratamento de COVID-19 com 50 leitos, próximo ao Hospital Nacional Lamordé, e treinaram a equipe para tratar novos casos de coronavírus. Repassamos este centro ao Ministério da Saúde. Uma equipe composta por profissionais de MSF e do Ministério da Saúde estava monitorando casos simples de COVID-19 em casa. Também apoiamos um call center dedicado à COVID-19 na cidade.

Em Zinder, a segunda cidade mais afetada pelo vírus, as atividades de sensibilização e de apoio às estruturas de saúde foram repassadas ao distrito. No final de julho, encerramos nosso projeto de COVID-19 na área de Maradi, onde nossas equipes apoiaram a logística e o treinamento sobre medidas de prevenção e controle de infecções em 50 centros de saúde nos distritos de Maradi e Madarounfa, bem como atividades de sensibilização.

Nossas equipes também organizaram o transporte de amostras de teste de COVID-19 de Zinder para laboratórios em Maradi e Niamey.

Nigéria

As equipes de MSF na Nigéria estão estruturando instalações de isolamento e melhorando o fluxo de funcionários e pacientes. As equipes também estão montando pontos de água para as pessoas lavarem as mãos e áreas de isolamento, além de fornecer informações sanitárias em comunidades locais e campos de deslocados internos.

Em Ngala, estamos concentrando esforços no reforço da prevenção e controle de infecções. No estado de Ebonyi, apoiamos o centro de testes de COVID-19 do Ministério da Saúde e do Centro de Controle de Doenças da Nigéria e uma instalação de 25 leitos do Ministério da Saúde com tratamento para COVID-19. Em Sokoto, apoiamos o Ministério da Saúde na renovação de centro de isolamento e tratamento com 32 leitos.

Na capital do estado de Borno, Maiduguri, apoiamos o centro de isolamento de COVID-19 do Ministério da Saúde com treinamento e implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, incluindo o gerenciamento da lavanderia.

Projetos fechados: juntamente com as autoridades locais, ajudamos a conduzir uma grande campanha de conscientização comunitária sobre a COVID-19, alcançando 370 assentamentos. Em Benue e Zamfara, apoiamos as comunidades com promoção de saúde e instalamos pontos de água e distribuímos sabão e produtos de higiene às comunidades deslocadas nessas áreas.

Camarões

Atividades encerradas. Em Yaoundé, capital de Camarões, nossas equipes trataram pacientes de COVID-19 cujo estado de saúde era moderado no hospital Djoungolo. As equipes de MSF trabalharam para ampliar a capacidade do hospital construindo quartos com 20 leitos cada, podendo ser expandido para 110 leitos. Entre o final de abril e de agosto, 328 pessoas receberam tratamento. Também em Yaoundé, nossas equipes aprimoraram as medidas de prevenção e controle de infecções, a triagem e o fluxo de funcionários e pacientes no hospital geral, e montamos um serviço de triagem sistemática no hospital Jamot.

As equipes de MSF realizaram sessões de informação comunitária em Cité Verte, bem como visitas domiciliares de acompanhamento para casos moderados e encaminhamentos a um hospital dedicado para os casos mais graves. Também apoiamos o rastreamento de pacientes e a vigilância epidemiológica neste distrito.

O centro epidemiológico e de pesquisa de MSF, Epicentro, realizou atividades de pesquisa operacional sobre a eficácia dos testes de triagem, em parceria com o centro nacional de operações de emergência.

No sudoeste, equipes de MSF montaram uma ala de isolamento com 20 leitos no hospital regional de Buea para tratar pessoas com o novo coronavírus. Nossa equipe forneceu treinamento sobre medidas de prevenção e controle de infecções e tratou pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19; também apoiamos o hospital com equipamentos de oxigênio e outros suprimentos logísticos. Na comunidade local, promovemos atividades de promoção de saúde. Na mesma região, nossas equipes construíram uma unidade de isolamento de 38 leitos no hospital distrital de Tiko e uma unidade de isolamento de 16 leitos foi construída no hospital geral presbiteriano em Kumba.

As equipes de MSF treinaram a equipe do hospital regional de Bamenda sobre prevenção e controle de infecções e instalaram uma tenda de pré-triagem na entrada. Também treinamos a equipe do hospital geral em Douala, a segunda cidade mais afetada de Camarões, e em dois outros hospitais da região.

As equipes forneceram apoio psicossocial em Vitib, com a presença de dois psicólogos recrutados por MSF. Dois outros psicólogos foram recrutados para apoiar os cidadãos marfinenses repatriados de países vizinhos e contatar casos que foram acompanhados pelas autoridades médicas.

Foto: Freida Nemkul/MSF

Nas regiões Noroeste e Sudoeste, fortalecemos as medidas de promoção de saúde em nível comunitário, especialmente voltadas para as pessoas afetadas e deslocadas pela violência, usando agentes comunitários de saúde e enfermeiras, bem como mensagens de rádio. Os agentes comunitários de saúde informaram suas comunidades sobre a COVID-19 usando materiais de comunicação e ferramentas cedidos por nossas equipes.

No Extremo Norte, instalamos circuitos de triagem e isolamento em nove centros de saúde na cidade de Maroua e construímos uma enfermaria de isolamento com oito leitos no hospital distrital de Mora.

República Democrática do Congo

Em Kinshasa, capital do país, trabalhamos em quatro estruturas na zona de saúde de Limete, onde apoiamos medidas de prevenção e o tratamento de pacientes de COVID-19.

Em Mweso e Walikale, na província de Kivu do Norte, apoiamos várias unidades de saúde que oferecem tratamento para COVID-19, mas atualmente não há pacientes nessas estruturas.

Na província de Kivu do Sul, em Baraka, apoiamos remotamente uma instalação de tratamento de 20 leitos (equipada com oxigênio) e continuamos prontos para apoiar o Ministério da Saúde em Bukavu, bem como continuar a apoiar o comitê de COVID-19 com informações técnicas e vigilância.

Atividades concluídas: no hospital Saint-Joseph de Kinshasa, uma equipe de MSF instalou uma ala de isolamento com 40 leitos. Nossas equipes também apoiaram a equipe médica do hospital e a equipe do Ministério da Saúde no tratamento de pessoas com COVID-19. Entre o final de abril e quando repassamos o projeto às autoridades no final de setembro, a unidade de tratamento de COVID-19 atendeu 220 pacientes, incluindo 102 em oxigênio.

No hospital Kabinda, em Kinshasa, onde MSF apoia pessoas que vivem com HIV/Aids, montamos uma unidade de isolamento com 20 leitos, que anteriormente era usada como ala de estabilização para pacientes que aguardavam a transferência para unidades de saúde identificadas pelo Ministério da Saúde.

Na província de Ituri, com o compromisso das comunidades indígenas e deslocadas, MSF construiu salas de isolamento para o atendimento de casos COVID-19 em estruturas onde já estamos presentes. Também implementamos medidas de prevenção e controle de infecções nos centros de saúde comunitários, centros de saúde e hospitais que apoiamos. As equipes treinaram profissionais de saúde da região e fortaleceram a capacidade dos hospitais de Nizi, Drodro e Angumu com equipamentos médicos, recursos humanos e prepararam as estruturas de isolamento e tratamento desses hospitais.

Na província de Kivu do Norte, montamos uma enfermaria de isolamento com 20 leitos e uma enfermaria de 12 leitos para cuidar de pacientes gravemente enfermos que precisavam de suporte de oxigênio no hospital de Referência Geral em Masisi. Também estabelecemos uma rota de fluxo de pacientes no Centro de Referência de Saúde Nyabiondo. Em Goma e Lubumbashi, repassamos ao Ministério da Saúde a gestão dos dois de tratamento de COVID-19 que construímos e equipamos. Também apoiamos os testes de COVID-19 nessas duas cidades, doando cartuchos de teste rápido GenXpert para os laboratórios do Ministério da Saúde. Em Mweso, montamos centros de isolamento para o tratamento de pacientes moderados com COVID-19 em seis estruturas de saúde.

No Kivu do Sul, estruturamos um centro de isolamento de COVID-19 em Kimbi; no entanto, uma série de incidentes de segurança na região forçou as equipes a suspender todas as operações. Estabelecemos centros de isolamento no hospital Baraka e no centro de saúde de Nyange, voltados para pacientes com suspeita de COVID-19, com capacidade total de 80 leitos e suporte de saúde mental para os pacientes. Equipes de MSF trataram pacientes de COVID-19 no hospital geral de Bukavu e no centro de tratamento em Bwindi.

Em Kinshasa e Goma, MSF produziu dezenas de milhares de máscaras reutilizáveis. Essas máscaras foram fabricadas para proteger os pacientes e seus cuidadores nas estruturas que apoiamos, bem como nossa equipe não médica.

Tanzânia

Nossas equipes estão atuando no campo de refugiados de Nduta, na Tanzânia, conscientizando a comunidade sobre higiene e as melhores práticas a serem adotadas. Também construímos quatro áreas de triagem/isolamento em cada uma de nossas clínicas de saúde e um centro de isolamento em nosso hospital, para onde as pessoas suspeitas de ter COVID-19 serão encaminhadas. Atualmente, temos 10 leitos de isolamento disponíveis e estamos construindo outros 50, com a capacidade de aumentar até 100 leitos, se necessário.

Zimbábue

Na capital Harare, no Zimbábue, nossas equipes estão trabalhando para o aumento da capacidade de atendimento aos pacientes com COVID-19 para 164 leitos, enquanto os profissionais de água e saneamento fornecem apoio adicional nas comunidades. MSF treinou mais de 400 profissionais de saúde em tratamentos contra a COVID-19, vigilância laboratorial, medidas de IPC, medidas de água e saneamento em instalações, vigilância epidêmica, rastreamento de contatos, gerenciamento de dados, bem como para o transporte seguro de pessoas com teste positivo para o vírus.

As equipes também estão fornecendo suporte para a triagem, coleta de amostras para testes e prestação de serviços de saúde que não sejam de COVID-19 e promoção da saúde para pessoas que retornaram recentemente ao país.

Guiné

Atividades encerradas. Na Guiné, equipes de MSF atenderam 350 pacientes de COVID-19 com sintomas leves da doença, mas que precisavam ser hospitalizados no Centro de Tratamento de Epidemias de Nongo, na capital, Conacri. Tínhamos montado essa estrutura em 2015 como parte de nossa resposta à epidemia de Ebola, antes de repassá-la às autoridades, e, em abril de 2020, reabilitamos a estrutura, então agora é um centro de isolamento de COVID-19 com 75 leitos e unidade de tratamento com capacidade para fornecer oxigenoterapia. Tanto a estrutura quanto a gestão das atividades de tratamento foram repassadas em agosto.

Nossas equipes também desinfetaram a casa dos pacientes internados no hospital, forneceram apoio psicossocial e rastrearam e acompanharam os contatos dos pacientes. Em Kouroussa, Guiné, estabelecemos uma ala de isolamento com oito leitos no Hopital Préfectoral de Kouroussa.

Guiné Bissau

Atividades encerradas. Em Bissau, capital da Guiné-Bissau, ministramos várias formações no Hospital Nacional Siamo Mendes, sobre o tratamento de pessoas com COVID-19, medidas de prevenção e controle de infecções, melhoria do manejo de água e do saneamento, e apoio de higienistas na gestão de resíduos.

Foto: MSF

Serra Leoa

Em Serra Leoa, MSF faz parte da força-tarefa nacional de preparação para emergências e os epidemiologistas de MSF estão fornecendo apoio com rastreamento e vigilância de contatos. Oferecemos atividades de promoção de saúde à população local e apoiamos a melhoria das medidas de prevenção de controle de infecções nas unidades básicas de saúde do Ministério da Saúde.

Nas favelas de Freetown, capital de Serra Leoa, trabalhamos com agentes comunitários de saúde para identificar as famílias mais pobres e vulneráveis e fornecer a elas um pequeno kit de higiene com sabonete, baldes com torneira e máscaras para os adultos. Agentes comunitários de saúde distribuíram materiais informativos sobre a COVID-19 e também colocaram banners, doados por MSF, sobre distanciamento social, uso correto da máscara e higiene das mãos em outras comunidades e áreas-chave de Freetown.

Projetos encerrados: no distrito de Kenema, adaptamos e reabilitamos uma unidade de isolamento de febre de Lassa no hospital do governo para um centro de tratamento de COVID-19, com 25 leitos.

Em Freetown, os especialistas em água e saneamento e construção de MSF começaram a trabalhar no redirecionamento de uma instalação do governo para um centro de tratamento de COVID-19 de 120 leitos. Nossas equipes criaram alas de isolamento no hospital regional de Makeni, no hospital Magburaka e no centro de saúde comunitário Hinistas.

Libéria

Na Libéria, nossas equipes realizam atividades de promoção de saúde sobre medidas de prevenção em Monróvia, capital do país, e nos arredores.

Projetos fechados: MSF forneceu suporte ao centro de tratamento de COVID-19 do Ministério da Saúde, melhorando o fluxo de pacientes e a qualidade do atendimento aos pacientes. Nossas equipes concluíram uma campanha de conscientização sobre higiene e distribuição de sabonetes durante o mês de abril, alcançando mais de 78 mil famílias em quatro dos bairros mais vulneráveis de Monróvia.

Também prestamos suporte técnico no Hospital Militar da cidade, administrado pelo Ministério da Saúde, onde pacientes de COVID-19 estão sendo tratados.

Moçambique

Nas áreas em que já mantínhamos projetos, MSF está dando suporte ao Ministério da Saúde. Em Maputo, capital de Moçambique, estamos apoiando o principal hospital de referência de COVID-19, o Polana Caniço, com apoio logístico e técnico. Em Pemba, ajudamos as autoridades de saúde locais a instalar dois centros de isolamento, 18 de Outubro (30 leitos) e Décimo Congresso (100 leitos) e estamos oferecendo atividades de promoção de saúde em dois campos de deslocados internos em Metuge. Na Beira, apoiamos a instalação de dois centros de isolamento, 24 de Julho (100 leitos) e Marazul (33 leitos) e prestamos apoio ao tratamento de pessoas com HIV com COVID-19 na unidade de isolamento de urgência do hospital principal. Também estamos ajudando no fluxo de pacientes e na triagem de pacientes com suspeita de COVID-19 em quatro centros de saúde.

Eswatini (antiga Suazilândia)

Estamos fornecendo apoio ao Ministério da Saúde de Eswatini, auxiliando na prevenção, controle e triagem de infecções nas unidades de saúde. Também fazemos parte de grupos consultivos técnicos do órgão. As equipes de MSF estão realizando educação e promoção da saúde nas comunidades. Uma equipe móvel está oferecendo cuidados domiciliares para pacientes com COVID-19.

Foto: MSF/Jakub Hein

Malaui

No Malaui, MSF está trabalhando no hospital do distrito de Nsanje, onde estamos reorganizando e adaptando o fluxo de pacientes, montando uma (pré-) tenda de triagem e triagem, áreas de espera e zona de consulta. Também realizamos atividades de promoção de saúde e treinamento da equipe médica de linha de frente do hospital, fornecendo suporte técnico. No distrito de Nsanje, instalamos pontos de água em centros de saúde e realizamos atividades de promoção de saúde.

Nos distritos de Neno, Dedza e Nsanje, fornecemos informações e medidas de prevenção da transmissão da COVID-19 entre trabalhadoras do sexo e na comunidade. Nosso centro de saúde de Zalewa continua a fazer a triagem de pacientes com sintomas de COVID-19.

Somália e Somalilândia

Oferecemos atividades de promoção de saúde às comunidades e assessoria técnica ou apoio logístico para instalação de estruturas de isolamento em alguns locais; as equipes estão examinando as pessoas nas entradas dos hospitais. Na Somalilândia, estamos treinando membros das equipes de resposta rápida do Ministério da Saúde sobre medidas de prevenção à COVID-19.

Projetos fechados: em Hargeisa, treinamos equipes de pronto-socorro e motoristas de ambulância para auxiliar o Ministério da Saúde na instalação de um centro de COVID-19. Por falta de pacientes, nossas equipes pararam de apoiar os centros de tratamento em Galcayo, Las Anod e Baidoa.

África do Sul

Atividades encerradas. Na África do Sul, enviamos equipes de todos os quatro projetos já existentes no país para as respostas à COVID-19 nas províncias de Gauteng, KwaZulu-Natal e Western Cape. A equipe de MSF ajudou no rastreamento de contatos, fisicamente e por telefone, no desenvolvimento e na disseminação de materiais de promoção de saúde e na implementação de várias estratégias para descongestionar as unidades de saúde.

Em Joanesburgo, uma equipe móvel conduziu consultas de saúde primária e triagem para casos de COVID-19 em quatro abrigos para pessoas em situação de rua, bem como encaminhamento para uma equipe de teste e rastreamento de MSF.

Apoiamos atividades de cuidados secundários em dois hospitais no distrito de uMlalazi, KwaZulu-Natal. As equipes desenvolveram capacidade adicional de tratamento de COVID-19 para instalações de saúde em Eshowe e Mbongolwane; no hospital distrital de Mbongolwane rural, estabelecemos um sistema de fluxo de pacientes, incluindo uma clínica na qual todos os pacientes que apresentavam ou alegavam sintomas de COVID-19 foram examinados por uma enfermeira de MSF e examinados por um médico de MSF para triagem e testes.

No hospital distrital de Eshowe, um médico de MSF apoiou o atendimento de pacientes que aguardavam os resultados dos exames. Aproximadamente 1.500 pacientes assintomáticos com doenças crônicas foram inscritos em um programa que realiza a entrega de medicamentos em pontos de coleta em comunidades, economizando uma ida à clínica.

Em Khayelitsha, a equipe de promoção de saúde forneceu treinamento sobre a COVID-19 aos grupos de bairro, com mais de 170 grupos treinados até o momento.

Em Eshowe e em Rustenburg, MSF instalou tendas de triagem e pontos de lavagem das mãos em vários hospitais e centros de saúde comunitários.

Em Khayelitsha, um hospital de campo de MSF com 60 leitos, onde as equipes estavam fornecendo tratamento a partir de junho, foi reduzido para 30 leitos e finalmente fechado em agosto, após uma queda nos casos.

Assista ao vídeo e saiba como MSF está trabalhando na resposta à COVID-19 na África Oriental:

Confira nossa atuação em outras regiões:

+ Brasil
+ Américas
+ Ásia
+ Europa
+ Oriente Médio

Notícias

Confira as notícias de MSF sobre o novo coronavírus.

Moçambique: COVID-19, malária e outras doenças ameaçam deslocados pela violência

03/11/2020

Em movimento histórico, Índia e África do Sul propõem que não haja patentes sobre os medicamentos para COVID-19

07/10/2020

MSF retoma atendimentos regulares de saúde mental na Libéria

09/10/2020

Compartilhe: