NOSSA ATUAÇÃO NO ORIENTE MÉDIO

O que MSF está fazendo contra a COVID-19 no Oriente Médio.

Foto: Nasir Ghafoor

Estamos trabalhando para garantir a continuidade da oferta de cuidados médicos adequados e vitais em nossos projetos já existentes. Isso é desafiador, porque as atuais restrições de viagem estão limitando nossa capacidade de transferir profissionais entre diferentes países. Há também uma pressão global sobre a produção de alguns suprimentos médicos, em particular os equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde, como máscaras.


Em resposta à COVID-19:

Afeganistão

Em Herat, no noroeste do Afeganistão, as atividades de MSF em nosso centro de COVID-19 de 32 leitos em Gazer Gah foram reativadas, após serem suspensas por várias semanas, devido ao ressurgimento do número de casos graves de COVID-19 na cidade e na incapacidade das instalações do Ministério da Saúde Pública em Shaydayee para responder às necessidades crescentes. Nossas atividades de triagem no hospital regional de Herat continuam e os pacientes estão sendo encaminhados para outros centros de COVID-19 caso apresentem sintomas.

Em Lashkar Gah, a equipe está fornecendo suporte técnico para o gerenciamento das instalações de COVID-19 no hospital Malika Suraya. No hospital Boost da cidade, áreas de triagem e estabilização e um mecanismo de referência foram estabelecidos para pacientes com suspeita de COVID-19; a enfermaria de 44 leitos para pacientes de COVID-19 com comorbidades está sendo reduzida para 30 leitos, devido ao baixo número de casos na província de Helmand.

Em Kandahar, um treinamento de atualização sobre a COVID-19 foi dado à equipe médica do Ministério da Saúde de Kandahar após novo aumento do número de pessoas com o novo coronavírus.

Projetos Fechados: Em Cabul, capital do Afeganistão, MSF ofereceu treinamento em prevenção e controle de infecções e melhorou o fluxo de pacientes e a triagem no hospital Afeganistão-Japão, que é o hospital de referência para casos de COVID-19 no país. No entanto, após o ataque à nossa maternidade no distrito de Dasht-e-Barchi em meados de maio, nosso apoio ao centro de referência Afeganistão-Japonês de COVID-19 em Cabul foi interrompido.

Palestina

Em Hebron, na Palestina, a equipe de MSF lançou um serviço telefônico para fornecer aconselhamento remoto em apoio a algumas das pessoas mais afetadas pelo surto de COVID-19, como pacientes e suas famílias, equipes médicas e outros socorristas e famílias de detidos. Nossa equipe também está distribuindo kits de higiene e realizando atividades de promoção de saúde e saúde mental em relação à COVID-19 para as famílias afetadas.

Também apoiamos o sistema de saúde local em Hebron, fornecendo aconselhamento técnico e treinamento prático sobre EPI, resíduos infecciosos, processos de limpeza, oxigenoterapia e treinamento à beira do leito para a equipe dos hospitais Dura, Alia e Al-Muhtaseb.

Em Gaza, as equipes de MSF estão apoiando as equipes do Ministério da Saúde no tratamento de pacientes e oxigenoterapia no Hospital Europeu. Nossas equipes estão oferecendo treinamento em gerenciamento de oxigênio, suporte ao paciente e tratamento intensivo. Também ajudamos na definição dos protocolos de tratamento COVID-19, bem como na gestão da higiene. Estamos fornecendo suporte a medidas de prevenção e controle de infecções no hospital da Indonésia e em alguns centros de saúde no norte da Faixa de Gaza. Também realizamos atividades semelhantes no hospital Al-Awda.

Síria

No noroeste da Síria, MSF continua a cuidar de pacientes com sintomas moderados e graves no centro de tratamento de COVID-19 de 30 leitos do Hospital Nacional de Idlib. Estamos em fase final de inauguração de mais um centro de isolamento e tratamento na região. Nos acampamentos onde trabalhamos no noroeste da Síria, nossas equipes ainda estão espalhando mensagens de conscientização sobre a COVID-19 e distribuindo kits de higiene para as famílias.

No nordeste da Síria, equipes de MSF estão trabalhando com o Crescente Vermelho Curdo no apoio ao único hospital de COVID-19 no nordeste da Síria, nos arredores da cidade de Hassakeh, que também tem alguma capacidade de terapia intensiva. As pessoas que recebem alta dos cuidados, bem como as pessoas que conseguem se isolar em casa com sintomas leves, recebem apoio com materiais de higiene, educação sobre saúde e com a identificação de pessoas vulneráveis em suas famílias. Os pacientes também recebem conselhos de autoproteção e seu estado de saúde é revisado em intervalos regulares durante um período de um mês; também acompanhamos seus contatos domiciliares. Aumentamos nosso apoio na cidade de Raqqa com foco na proteção dos profissionais de saúde, melhorando as medidas de prevenção e controle de infecções nas unidades de saúde primárias e secundárias, melhorando a triagem, fornecendo e cuidando de pacientes suspeitos que requerem internação enquanto aguardam os resultados dos exames.

No acampamento de Al-Hol, nossas equipes identificaram 1.900 pessoas que são particularmente vulneráveis à COVID-19 (devido a doenças como diabetes, hipertensão ou asma). As equipes de MSF as estão apoiando de acordo com suas necessidades individuais. A unidade de tratamento de COVID-19 da OMS no acampamento continua a fornecer níveis preocupantes de qualidade de atendimento, e cada paciente encaminhado por MSF é acompanhado regularmente pela equipe de MSF. No entanto, não houve um número significativo de casos positivos de COVID-19 no campo até o momento.

Projetos fechados: no nordeste da Síria, fornecemos treinamento e medidas de preparação no hospital Nacional Al-Hassakeh. Isso incluiu a criação de uma enfermaria de isolamento de 48 leitos, a introdução de medidas de vigilância, a identificação e o tratamento de pessoas com COVID-19 e o fluxo de pacientes e processos de triagem. Oferecemos treinamento sobre medidas de prevenção e controle de infecções e treinamento sobre o uso de equipamentos de proteção individual.

No noroeste da Síria, uma equipe de MSF também ministrou um treinamento sobre COVID-19 para equipes de outras ONGs e do Departamento de Saúde.

Iêmen

Na província de Hajjah, no Iêmen, as equipes têm trabalhado nos hospitais Abs e Al-Jamhouri. Instalamos pontos de triagem em ambos os hospitais e estabelecemos de uma unidade de isolamento com capacidade para 11 leitos no hospital Abs. Também melhoramos as medidas de prevenção e controle de infecções e fornecemos treinamento à equipe do Ministério da Saúde sobre sintomas e definição de caso, tratamento e medidas de prevenção e controle de infecções contra a COVID-19. As equipes de MSF também estão apoiando o encaminhamento de pacientes do hospital Al-Jamhouri para um centro de isolamento em Al-Rahadi, bem como a área de triagem do centro.

Em Aden, MSF está apoiando o hospital de 22 de maio com doações de EPI e treinamento para equipes médicas sobre como gerenciar a triagem de casos suspeitos de COVID-19 e sobre medidas de prevenção e controle de infecções.

Em Khamer (província de Amran), nossa unidade de tratamento de COVID-19, na qual tratamos pacientes com infecções respiratórias e casos suspeitos ou moderados de COVID-19, ainda está recebendo alguns pacientes.

Em Haydan (província de Saada), reduzimos a capacidade da unidade de tratamento de COVID-19 para dois leitos, devido à diminuição do número de internações.

Na província de Abyan, MSF ofereceu treinamento para a equipe de saúde do centro de COVID-19, incluindo triagem, diagnóstico, terapia medicamentosa, fisioterapia e cuidados de casos críticos na UTI.

Projetos fechados: MSF administrava o centro de tratamento de COVID-19 no hospital Al-Ghanouria, em Aden; nossas atividades médicas no hospital Al-Amal foram transferidas para Al-Ghanouria devido à redução de casos e internações. Ambos os projetos já foram encerrados.

Em Sana’a, MSF repassou suas atividades nos hospitais Sheikh Zayyed e Al-Kuwait, onde tratamos pessoas com casos graves de COVID-19, para as autoridades de saúde locais.

Em Hodeidah, as equipes de MSF ministraram treinamentos em vários distritos da província. Além disso, nossas equipes também auxiliaram na instalação de uma unidade de isolamento no hospital Al-Salakhana e apoiaram o centro de isolamento com suprimentos de remédios e EPIs. As equipes de MSF implementaram medidas de prevenção e controle de infecções, realizaram triagem, exame e identificação de casos potenciais no hospital Al-Salakhana e no hospital rural Ad Dahi.

Na província de Taiz, realizamos treinamento e implementamos medidas de prevenção e controle de infecções em hospitais em Taiz Houban e na cidade de Taiz. Nossas equipes realizaram triagem, consultas e identificação de casos potenciais no hospital da cidade de Taiz.

Na província de Lahj, equipes de MSF forneceram treinamento para equipes médicas no distrito de Yafa’a sobre como gerenciar triagem, isolamento e encaminhamento de pacientes com COVID-19. Os encaminhamentos foram para centros de tratamento em Lahj ou Aden (para casos graves) ou em casa (com observação) para casos leves.

Na província de Ibb, apoiamos as autoridades locais para administrar o centro Al-Sahul de COVID-19. O centro tinha 18 leitos de unidade de terapia intensiva e 70 leitos de internação, e MSF forneceu medicamentos e suprimentos médicos, incluindo EPI. Nossa equipe treinou a equipe do centro e colocamos em prática medidas de prevenção e controle de infecções, auxiliando com suporte técnico, triagem e consultas, gerenciamento de instalações, incluindo planejamento de força de trabalho e gerenciamento de resíduos. As equipes também forneceram treinamento em promoção de saúde para funcionários do Ministério da Saúde e prestadores de cuidados privados.

Jordânia

MSF, em colaboração com o Ministério da Saúde da Jordânia e outras organizações, abriu um centro de tratamento de COVID-19 com 30 leitos no campo de refugiados de Zaatari. Tratamos pacientes confirmados e suspeitos de COVID-19 no centro; nosso atendimento inclui o fornecimento de apoio psicossocial. Também realizamos atividades de promoção de saúde. Em uma “área de transição” do acampamento, as equipes de MSF também realizam exames diários para pacientes assintomáticos (casos confirmados e/ou pessoas que tiveram contato próximo com as pessoas infectadas), transferindo pacientes que precisam de atenção médica para nosso centro de tratamento de COVID- 19.

Em nosso projeto de cirurgia reconstrutiva em Amã, abrimos um centro de tratamento de COVID-19 com 40 leitos, atendendo a uma solicitação do Ministério da Saúde. O centro atende pessoas com COVID-19 cujo estado de saúde é moderado.

Líbano

Em Zahle, no centro do Líbano, onde MSF mantém uma enfermaria pediátrica no hospital governamental Elias Hraoui, nossas equipes estão apoiando a equipe do hospital fazendo a triagem de crianças em tendas fora das instalações. Aquelas com teste positivo são encaminhadas para hospitais que administram o tratamento daCOVID-19.

Treinamos equipes de hospitais em Hermel, Saida e Tripoli, inclusive em medidas de prevenção e controle de infecções, e fornecemos apoio logístico aos hospitais dessas áreas.

No sul de Beirute, em Baalbek-Hermel e no Vale do Bekaa, equipes de MSF estão treinando e ajudando famílias com a prática de blindagem. A blindagem é um processo voluntário que pode fornecer proteção adicional às pessoas com maior risco de contrair COVID-19, como idosos ou pessoas que vivem com doenças crônicas.

As equipes de promoção de saúde de MSF também estão conscientizando sobre a COVID-19, visando pessoas que estão em contato diário com a comunidade (como motoristas de táxi, forças de segurança interna, distribuidores de alimentos e garçons) sobre medidas de prevenção e controle de infecções, para evitar a potencial transmissão do vírus quando o fazem seu trabalho.

Desde o final de maio, enviamos Equipes de Resposta Médica (MRT) para apoiar o Ministério da Saúde Pública em sua estratégia de testagem para a COVID-19 em todo o Líbano, colhendo amostras para teste de pessoas que foram rastreadas por contato ou estão dentro de grupos ativos de infecção. Além disso, as equipes fornecem orientação e apoio às equipes médicas e pessoas com COVID-19 em locais de isolamento. Nossas equipes de resposta rápida baseadas em projetos também fizeram parte da campanha de testes em suas áreas de projeto, especialmente em Trípoli e no Vale do Bekaa.

Em Siblin (sul do Líbano), o centro de treinamento da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), que foi transformado em um local de isolamento em parceria com MSF, está recebendo pacientes com teste positivo para COVID-19. O centro admite pessoas vulneráveis ​​de todas as nacionalidades, que não podem se isolar em casa devido às condições de vida superlotadas.

Projetos fechados: No final de maio, lançamos uma unidade de resposta rápida nos bairros Ras Al-Nabaa e Basta em Beirute para apoiar pessoas vulneráveis, onde 70 pessoas que testaram positivo para COVID-19 foram previamente identificadas. MSF forneceu informações a pacientes com suspeita e confirmação de COVID-19 sobre sua condição de saúde, além de sessões de conscientização geral sobre saúde e apoio à saúde mental. Ao longo de 10 dias, nossas equipes coletaram mais de 200 amostras de esfregaços de casos suspeitos na área de Basta para testes.

Irã

Atividades Encerradas: No Irã, MSF chegou a um acordo com as autoridades para fornecer cuidados aos pacientes com COVID-19 na cidade de Isfahan. Tínhamos sobrevoado cargas, incluindo um hospital inflável, e funcionários, e estávamos nos preparando para iniciar as atividades, antes que as autoridades revogassem inesperadamente a permissão.

Depois que o Ministério da Saúde iraniano rescindiu a aprovação de nossa atuação em Isfahan, MSF foi convidada a participar da resposta dedicada a estrangeiros no nordeste do país. Uma equipe foi avaliar a possibilidade de instalar nossa unidade médica inflável em locais entre Mashhad e a fronteira com o Afeganistão, mas após discussão com as autoridades locais, parecia não haver nenhum local nesta área para onde nossa unidade médica pudesse ser enviada em apoio a uma instalação médica existente, conforme planejado no projeto original de nossa intervenção.

No início de abril, quando ficou claro que não lançaríamos atividades para responder ao surto de COVID-19 no Irã, a equipe internacional que havia chegado para iniciar as atividades deixou o país. Em meados de junho, a unidade médica inflável e os suprimentos médicos que havíamos enviado a Teerã para a resposta foram enviados ao Afeganistão. Eles estão sendo usados ​​em Herat, no hospital de tratamento de COVID-19 que MSF abriu.

As atividades regulares de MSF no Irã continuam no sul de Teerã e em Mashhad.

Iraque

No Iraque, nossas equipes têm apoiado o hospital Al-Kindi, em Bagdá, que é o epicentro da pandemia no país. As equipes de MSF estavam trabalhando na unidade de tratamento respiratório do hospital, fornecendo treinamento para a equipe do hospital sobre o tratamento da COVID-19, administrando ventilação e conduzindo procedimentos de desinfecção, mas agora expandimos nosso apoio e também estamos operando uma enfermaria de COVID-19 de 24 leitos para casos graves e pacientes críticos.

Em Mossul, transformamos temporariamente nosso centro de cuidados pós-operatórios em uma instalação de tratamento de COVID-19; no início de setembro, reduzimos a capacidade do centro para 20 leitos. Nossas equipes trabalham em colaboração com as autoridades de saúde locais para fornecer tratamento a pessoas com casos leves e moderados de COVID-19.

No acampamento Laylan, província de Kirkuk, nossas equipes estão fazendo a triagem de pessoas por casos suspeitos do novo coronavírus. Mobilizamos uma instalação de tratamento e isolamento com 20 leitos e estamos levando mensagens de promoção de saúde às comunidades sobre medidas de prevenção e controle de infecções.

Projetos fechados: Em Erbil e Dohuk, MSF ajudou unidades de saúde locais em ambas as cidades, fornecendo suporte técnico, apoio logístico e treinando sua equipe na prevenção e controle de infecções.

Nossas equipes distribuíram máscaras de pano reutilizáveis ​​aos residentes do acampamento de Laylan e aumentaram a conscientização sobre medidas de prevenção. Para promover a conscientização sobre a saúde em torno da COVID-19, MSF também realizou uma campanha digital de conscientização voltada para a cidade de Mosul.

Paquistão

Na província de Baluchistão, no norte do Paquistão, a equipe de MSF está trabalhando na ala de isolamento com 32 leitos do hospital do distrito de Killa Abdullah, contratando pessoal de apoio, fornecendo água, saneamento e consultoria de logística, além de treinamento para profissionais de saúde. Uma configuração de triagem também foi instalada por MSF na entrada principal do hospital, onde a equipe examina cerca de 250 pessoas por dia que procuram os serviços ambulatoriais do Ministério da Saúde. Também encaminhamos pacientes em estado grave e facilitamos a entrega de amostras de COVID-19 para Quetta.

Em Karachi, iniciamos novas atividades digitais de promoção de saúde na Comunidade da Colônia de Machar para desfazer mitos e ampliar a conscientização. Também fizemos doações de EPI às autoridades distritais de saúde em Karachi e Timergara para apoiá-las na segunda onda de COVID-19.

Também realizamos extensas atividades de conscientização sobre as maneiras de as pessoas se protegerem e evitarem a propagação do vírus, e adicionamos medidas de proteção contra a COVID-19 e áreas de isolamento na maioria das instalações que apoiamos em todo o Paquistão.

Projetos fechados: em Timergara, no norte do Paquistão, a equipe de MSF administrava uma enfermaria de isolamento para pessoas com casos leves e moderados de COVID-19, e encaminhava pacientes graves para hospitais universitários. Nossas equipes também rastrearam quase 208 mil pessoas quanto aos sintomas do vírus e forneceram mais de 3.300 consultas para pessoas com suspeita do novo coronavírus. MSF também transportou pacientes de COVID-19 no distrito de Lower Dir em ambulâncias para a ala de isolamento.

Confira nossa atuação em outras regiões:

+ Brasil
+ África
+ Américas
+ Ásia
+ Europa

Notícias

Confira as notícias de MSF sobre o novo coronavírus.

“A COVID-19 aumentou a incerteza não só sobre o futuro, mas também sobre o presente”

11/10/2020

MSF atua contra a COVID-19 no campo de Zaatari, na Jordânia

30/10/2020

MSF elogia ação da Fiocruz para dar transparência a acordo com a AstraZeneca para produção de vacina

03/11/2020

Compartilhe: