NOSSA ATUAÇÃO NA EUROPA

O que MSF está fazendo contra a COVID-19 no continente europeu.

Foto: Peter Casaer/MSF

A pandemia do novo coronavírus atingiu todo o mundo e mesmo os países com os sistemas de saúde mais desenvolvidos têm dificuldade para lidar com o número de pacientes com necessidade de cuidados intensivos.


Em resposta à COVID-19:

Itália

Na Itália, que já foi o epicentro da pandemia, nossas equipes continuam atuando em Roma. Trabahamos em assentamentos informais e ocupações, onde fomos incumbidos pelas autoridades de saúde locais de gerenciar o rastreamento de contatos e o isolamento de grupos afetados pela COVID-19 em 10 edifícios. Nesses assentamentos, pretendemos fortalecer a vigilância entre as comunidades urbanas marginalizadas – que incluem migrantes, refugiados e alguns cidadãos italianos – por meio da criação de comitês comunitários de vigilância de saúde e higiene contra a COVID-19.

Estamos treinando os comitês para melhorar as medidas de prevenção e controle de infecções em suas estruturas e comunidades, e sobre a identificação e o isolamento temporário de pessoas com suspeita da doença, além de como alertar as autoridades e a equipe médica.

Na ilha da Sicília, o surto está crescendo exponencialmente na cidade de Palermo, onde continuamos nossas atividades em vários centros de acolhimento de migrantes. Uma equipe de MSF está trabalhando em quatro centros de recepção na província de Palermo, que foram colocados em quarentena depois que uma pessoa testou positivo para COVID-19.

Projetos fechados: na região da Lombardia, no norte do país, epicentro original do surto, apoiamos três hospitais com medidas de prevenção e controle de infecções, além de atendimento aos pacientes. Também realizamos atividades de conscientização para alcançar pessoas vulneráveis, como idosos em quase 20 lares de idosos e organizações locais que trabalham com desabrigados e migrantes. Apoiamos também um programa de telemedicina (assistência médica por videoconferência), que atendeu pessoas em isolamento em casa.

Também trabalhamos em uma das regiões mais afetadas, a região de Marche, no centro-leste da Itália, onde apoiamos 30 lares de idosos em várias cidades para prevenir a disseminação do vírus em locais tão vulneráveis.

Nas regiões da Lombardia, Piemonte e Ligúria, equipes de MSF trabalharam em 15 prisões para proteger detentos, agentes carcerários e policiais. A equipe de MSF incluiu médicos, enfermeiros e especialistas em higiene, que implementaram medidas para conter a propagação do vírus e proteger as pessoas dentro das prisões. Desenhamos procedimentos que irão identificar casos suspeitos entre os novos detidos, verificar o seu diagnóstico e identificar os contatos dos casos confirmados.

Na Sicília, nossa equipe apoiou o serviço de vigilância epidemiológica nas províncias de Catânia e Enna.

Foto: MSF

Bélgica

Na Bélgica, MSF relançou atividades em lares de idosos, já que a segunda onda da pandemia está atingindo essas instalações com força novamente. Três equipes móveis estão trabalhando nas três regiões do país. O foco desta vez é no acompanhamento de lares de idosos na realização de atividades de atendimento médico/clínico aos residentes, uma nova área de atuação para essas estruturas. Nossas equipes também realizam sessões de saúde mental para funcionários dos lares de idosos.

Uma equipe de MSF continua oferecendo apoio médico a pessoas em situação de rua e outras pessoas vulneráveis com casos confirmados ou suspeitos de COVID-19, na capital, Bruxelas. Nossa equipe está fornecendo testes e realizando o acompanhamento de pacientes, e faz parte de uma ‘Equipe de Apoio de Extensão’, em parceria com outras ONGs, que oferece promoção de saúde, apoio de medidas de prevenção e controle de infecções, acompanhamento de contato e testes (limitado a um máximo de 30 pessoas por dia); a prioridade é dada a pessoas que vivem em estruturas informais.

MSF alugou um hotel para fornecer acomodação e facilitar o acompanhamento de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. Esta estrutura se desdobra tanto como acomodação quanto como estrutura de saúde no centro de Bruxelas.

Projetos fechados: equipes móveis apoiaram 115 lares de idosos em Bruxelas, Flandres e Valônia. O apoio incluiu aconselhamento psicológico e webinars para funcionários e consulta médica para os residentes. MSF estabeleceu um centro médico com 150 leitos para pessoas vulneráveis, incluindo migrantes e refugiados, na área de turismo e táxis de Bruxelas. A instalação, na qual também fornecemos atendimento médico para COVID-19, permitia o isolamento de pessoas.

As equipes de MSF apoiaram 10 hospitais para ampliar sua capacidade de admissão e medidas de prevenção e controle de infecções. O suporte incluiu aconselhamento técnico e estratégico, além de apoio a unidades operacionais de terapia pós-intensiva.

França

Na França, MSF está montando equipes de médicos, enfermeiros e psicólogos para reduzir a carga sobre as casas de saúde mais vulneráveis e fortalecer a oferta de cuidados médicos. Isso se soma ao nosso programa de apoio à saúde mental para lares de idosos lançado em julho, que atualmente se concentra na região de Paris. No entanto, o programa também será expandido para outras regiões da França nas próximas semanas, dependendo de nossas capacidades e das necessidades mais urgentes.

Na região de Île-de-France e nos subúrbios de Paris, retomamos a triagem de pessoas em situação de rua e que vivem em ambientes precários, suscetíveis à COVID-19. Nossas equipes estão fazendo isso por meio de clínicas móveis, onde também prestam atendimento médico geral.

Projetos fechados: as equipes de MSF ajudaram a detectar casos do novo coronavírus e prestaram cuidados às pessoas diagnosticadas com COVID-19 entre as populações mais vulneráveis de Paris e arredores. Isso incluiu o trabalho em abrigos e envolveu consultas móveis e triagem de pessoas vulneráveis e apoio com diagnóstico, isolamento e atendimento ao paciente. As equipes de MSF em Marselha, no sul da França, usaram clínicas móveis para chegar às pessoas que vivem em situações extremamente precárias, longe dos centros de saúde e muitas vezes sem cobertura de seguro saúde.

Entre abril e junho, prestamos apoio a lares de idosos: as equipes trabalharam nesses espaços em Paris e nos subúrbios, prestando assistência médica e psicológica aos residentes e apoio psicossocial e em medidas de prevenção e controle de infecções aos funcionários. Alcançamos mais de 30 lares de idosos e mais de 2 mil residentes idosos.

Estávamos administrando dois centros de COVID-19 para desabrigados e migrantes infectados com o novo coronavírus – onde eles podiam se isolar e onde nossas equipes forneciam assistência médica – em Châtenay-Malabry e em Aulnay-sous-Bois, no sudoeste e noroeste dos subúrbios Paris, respectivamente. Ambos os centros estão fechados agora.

Também prestamos apoio a hospitais, incluindo a instalação de tendas infláveis para aumentar temporariamente a capacidade da UTI no hospital de Reims, a leste de Paris. Além disso, 5 enfermeiros, 5 enfermeiros assistentes e 2 médicos estavam encarregados de gerenciar uma enfermaria de 10 leitos no hospital Henri-Mondor, em Créteil, nos subúrbios do sudeste de Paris, para aumentar a capacidade de tratamento de pacientes com COVID-19 grave, que estavam bem o suficiente para sair da terapia intensiva, mas ainda precisava de cuidados médicos de internamento. Com o número reduzido de pessoas com COVID-19 na França, encerramos nosso apoio a ambos os hospitais.

Em Marselha, entre meados de abril e 31 de maio, realizamos quase mil testes de COVID-19 em apoio a dois centros de saúde em bairros pobres da cidade. Já repassamos essas atividades.

Uma equipe de MSF da Suíça cruzou a fronteira para ajudar asilos, fornecer aconselhamento sobre medidas de prevenção e controle de infecções e conscientização médica para a equipe, no departamento francês de Haute-Savoie, a sudeste de Genebra.

Espanha

Atividades encerradas. Os lares de idosos e as casas de repouso foram particularmente atingidos na Espanha e concentramos muitas de nossas atividades nesses espaços. Nossas equipes trabalharam em mais de 300 lares de idosos com uma ampla gama de atividades, incluindo apoio a equipes de gestão e autoridades, implementação de medidas de emergência para separar pessoas com COVID-19 ou sintomáticas do restante dos residentes, apoio à desinfecção e treinamento de pessoal em medidas de prevenção e controle de infecções e risco mitigação. Trabalhamos com comitês diretivos que administram asilos para idosos, para ajudar a protegê-los por meio do atendimento ao paciente e de medidas de prevenção e controle de infecções. Estas atividades foram realizadas em Madri, região da Catalunha (incluindo Barcelona), País Basco, Castela e Leão, na Andaluzia, Tarragona, Palência e Astúrias.

MSF montou duas unidades de saúde para apoiar hospitais em Madri, com capacidade total de 200 leitos. As unidades recebiam pacientes cujos casos eram moderados, ajudando a descongestionar os serviços de emergência e terapia intensiva dos hospitais, e eram administradas por funcionários do hospital, enquanto nossas equipes forneciam aconselhamento logísticos e sobre prevenção e controle de infecções para proteger profissionais de saúde e pacientes.

MSF também aconselhou hospitais sobre o fluxo de funcionários e pacientes para gerenciar o controle de infecções em Barcelona e na região da Catalunha.

Todas as atividades de MSF de resposta à COVID-19 na Espanha foram encerradas ou repassadas no dia 22 de maio.

Foto: Olmo Calvo/MSF

Rússia

Na Rússia, equipes de MSF desenvolveram folhetos informativos sobre tuberculose (TB) e COVID-19. Os folhetos estão sendo distribuídos por enfermeiros do Ministério da Saúde durante visitas com equipes de MSF a pacientes com TB multirresistente e ultrarresistente a medicamentos na região de Arkhangelsk, no norte do país. As equipes de MSF também distribuem pacotes de alimentos e kits de higiene durante as visitas aos pacientes.

Além disso, fizemos parceria com duas ONGs comunitárias em Moscou e São Petersburgo para apoiar pessoas vulneráveis. Até o momento, foram distribuídos EPIs (máscaras, luvas e álcool em gel), além de materiais informativos sobre COVID-19, TB e HIV. MSF também está desenvolvendo treinamentos sobre o combate à COVID-19 para essas organizações.

Portugal

Atividades encerradas: Equipes de MSF em Portugal visitaram lares de idosos e apoiaram autoridades e equipes de gestão no treinamento de funcionários e no estabelecimento de medidas básicas de prevenção e controle de infecções. Nosso trabalho em Portugal foi finalizado no dia 22 de maio.

Alemanha

Atividades encerradas: Na Alemanha, MSF aconselhou organizações, grupos de voluntários e instituições estatais que trabalham com pessoas em situação de rua, migrantes e outros grupos vulneráveis sobre medidas de prevenção e controle de infecções, para permitir que continuem seus serviços; este apoio foi finalizado no final de junho.

Até o início de maio, uma equipe de MSF apoiou as autoridades do estado federal da Saxônia-Anhalt em um centro para solicitantes de asilo, na cidade de Halberstadt, no qual centenas de habitantes estavam sob quarentena, com atividades de educação em saúde e apoio psicológico.

Reino Unido

Atividades encerradas. No Reino Unido, nossa equipe ofereceu apoio de enfermagem e logística no Centro de Cuidados para COVID-19 de Londres, em parceria com a equipe do Find & Treat, do University College London Hospital. O projeto forneceu testes rápidos, acomodação para isolamento e atendimento médico para pessoas em situação de rua com suspeita ou confirmação de COVID-19. Com o declínio de novos casos, a equipe de MSF encerrou seu apoio no dia 8 de junho.

Suíça

Após o encerramento inicial de todas as atividades em meados de maio, nossas atividades na Suíça foram retomadas com a segunda onda da pandemia. As equipes de MSF estão trabalhando agora com foco nas pessoas marginalizadas e em contato mais próximo com asilos. Uma equipe móvel de MSF está trabalhando em colaboração com o Hôpitaux Universitaires de Genève (HUG), o hospital universitário de Genebra, para fornecer acesso reforçado a exames e suporte médico para pessoas com acesso limitado a serviços médico-sociais.

A equipe também está em contato com diferentes organizações locais de solidariedade e lares de idosos nos cantões (estados) de Genebra e Jura, bem como na fronteira, no departamento vizinho de Haute-Savoie, na França.

Projetos fechados: em Genebra, onde está localizada a sede internacional de MSF, nossa equipe forneceu apoio logístico e de saneamento em áreas onde vivem pessoas vulneráveis ​​– atingindo 1.300 famílias no cantão de Genebra – e forneceu treinamento para funcionários e voluntários que trabalham com esses grupos. Um logístico também supervisionou uma distribuição semanal de alimentos organizada por diferentes ONGs para 2.500 pessoas.

Trocamos experiência médica com funcionários do HUG, o hospital universitário de Genebra. A equipe médica de MSF destacada para o HUG concentrava-se no atendimento ao paciente e no gerenciamento de equipes médicas. Em parceria com o HUG, nossas equipes testaram pessoas gratuitamente com base em seus sintomas, e também realizamos o rastreamento de contatos entre grupos vulneráveis ​​de pessoas que confirmaram casos de COVID-19. Também fornecemos recomendações aos serviços mortuários públicos e privados sobre procedimentos para evitar qualquer transmissão post-mortem da doença.

No cantão vizinho de Vaud, realizamos atividades de prevenção e controle de infecções e promoção de saúde com funcionários que trabalham em estruturas de apoio a grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, em Lausanne, Vevey e Yverdon-les-Bains.

Noruega

Atividades encerradas: Na Noruega, MSF forneceu consultoria estratégica e apoio em prevenção e controle de infecções a um hospital perto de Oslo, localizado em um dos principais epicentros de casos do país.

Países Baixos

Estamos fornecendo apoio à saúde mental de trabalhadores da linha de frente no combate ao COVID-19. Isso inclui um pequeno vídeo com um experiente psicólogo clínico e de saúde integrante de MSF, que foi compartilhado amplamente em hospitais e casas de apoio a idosos em todo o país.

Grécia

MSF está prestando apoio a migrantes nas ilhas de Samos e Lesbos, na Grécia, inclusive por meio de atividades de promoção de saúde e aumento do abastecimento de água e serviços de saneamento.

Em Atenas, nossas equipes estão colaborando com a 3ª Clínica de Medicina Interna da Universidade de Atenas (NKUA-EKPA), fornecendo apoio psicológico aos profissionais de saúde da linha de frente, bem como pacientes de COVID-19 e seus parentes.

Projetos fechados: depois de recebermos multas e ameaças de acusações criminais, as autoridades locais de Lesbos nos forçaram a fechar nosso centro de isolamento de COVID-19 em Moria no dia 30 de julho. O centro proporcionou um espaço no qual as pessoas na ilha – entre elas 15 mil refugiados, migrantes e solicitantes de asilo – poderiam se isolar com segurança e receber cuidados médicos se apresentassem sintomas do novo coronavírus.

Holanda

Atividades encerradas: Na Holanda, oferecemos apoio em saúde mental para profissionais da linha de frente. O material incluiu um vídeo com um psicólogo de MSF altamente experiente e conhecido, que foi amplamente compartilhado em hospitais e lares de idosos em todo o país.

Ucrânia

Na Ucrânia, MSF está apoiando o Ministério da Saúde na resposta à COVID-19 nas regiões de Donetsk e Zhytomyr. No distrito de Mariinka, região de Donetsk, duas equipes móveis prestam cuidados domiciliares para pessoas com sintomas leves do novo coronavírus, a fim de evitar que as estruturas de saúde sejam sobrecarregadas.

No Hospital do Distrito Central, em Krasnogorívka, MSF está apoiando as autoridades de saúde no estabelecimento de uma enfermaria de isolamento para pacientes com sintomas moderados, fornecendo 22 pontos de oxigênio, suporte técnico para reforçar a triagem e o exame de pacientes, realizando treinamento de atualização para profissionais de saúde sobre tratamento e prevenção e controle de infecções. Também realizamos atividades de triagem e isolamento, além de gerenciamento de resíduos, em quatro unidades de saúde e uma casa de repouso. Treinamento e apoio psicológico também estão sendo oferecidos aos profissionais de saúde na região de Zhytomyr, onde nossas equipes visitaram cerca de um terço dos centros designados para tratar pacientes de COVID-19.

Nas regiões de Donetsk e Zhytomyr, MSF também oferece suporte psicológico por meio de linhas telefônicas para profissionais de saúde, pacientes de COVID-19 e seus parentes.

Confira nossa atuação em outras regiões:

+ Brasil
+ África
+ Américas
+ Ásia
+ Oriente Médio

Notícias

Confira as notícias de MSF sobre o novo coronavírus.

“A COVID-19 aumentou a incerteza não só sobre o futuro, mas também sobre o presente”

11/10/2020

MSF atua contra a COVID-19 no campo de Zaatari, na Jordânia

30/10/2020

Moçambique: COVID-19, malária e outras doenças ameaçam deslocados pela violência

03/11/2020

Compartilhe: