SAÚDE MENTAL DOS IDOSOS

Foto: Olmo Calvo/MSF

Em tempos de pandemia como os que estamos vivendo, é comum sentir ansiedade, medo e outras emoções, que podem afetar negativamente nossa saúde mental. Para os idosos, esses fatores emocionais podem ser particularmente agravados, em especial se estiverem isolados, podendo ficar mais ansiosos, estressados e agitados. Se houver alguma deterioração cognitiva, essas reações podem ser agravadas e trazer outras, como irritação, ou torna-las retraídas durante a quarentena. Este material foi feito para dar apoio a familiares e cuidadores que lidam com idosos.

Os recursos de promoção da saúde desta página são materiais utilizados durante intervenções específicas de Médicos sem Fronteiras em vários projetos no Brasil. Esta informação não substitui os cuidados médicos profissionais ou as recomendações da Organização Mundial da Saúde ou do Ministério da Saúde. Médicos Sem Fronteiras não pode se responsabilizar pela correta implementação e pelos resultados das soluções propostas nessas informações.

As informações disponibilizadas nesse site ou nos documentos se baseiam nos conhecimentos atuais e em informações limitadas às experiências de Médicos Sem Fronteiras. Essas informações são publicadas para escalar, ampliar e acelerar a resposta dos responsáveis e profissionais sanitários e civis da sociedade que estão envolvidos na resposta à epidemia. Estes recursos serão alvo de atualização regular e todas as informações estão sujeitas a alterações.

Voltar à página anterior

Compartilhe: