TRABALHADORES DA SAÚDE NA LINHA DE FRENTE

Foto: Davide Arcuri

É especialmente importante que os profissionais que trabalham na linha de frente no combate ao novo Coronavírus possam reconhecer seus limites e evitar chegar até eles. Conheça os riscos, avalie sua vulnerabilidade e resiliência e lembre-se de algumas das recomendações que lhe permitirão manter sua saúde e capacidade profissional. Pense também em maneiras de cuidado entre a equipe. Ter espaços de trocas e compartilhamento de soluções, momentos de pausa. Momentos de reconhecer que o trabalho é árduo, mas que diferente de uma corrida de cem metros, é uma maratona que pede momentos de recuperação para seguir adiante.

PARTE I

CUIDAR DE SI MESMO É UMA MANEIRA DE CUIDAR MELHOR DOS OUTROS

  • Cuidar de si mesmo permite um melhor funcionamento do corpo e do cérebro, o que neutraliza o impacto negativo de uma situação altamente estressante. Além de garantir a manutenção de um serviço de qualidade e atendimento ao paciente.
  • Talvez não possamos mudar o que acontece a nossa volta, mas podemos influenciar o que acontece dentro de nós! Abaixo estão algumas dicas para você quando você se sentir estressado!

Dica 1:

Respiração

Como fazer um bom exercício de respiração?

1. encontre um local confortável e seguro.

2. concentre-se na respiração, evitando qualquer perturbação como o seu celular.

BOM TRABALHO! Apenas um lembrete:

Tente respirar profundamente em seu abdômen, e não em seu peito. Seus ombros devem subir. Você também pode colocar uma mão na barriga e outra no peito, se achar  mais confortável.

Dica 2:

Converse com outras pessoas

Mantenha-se conectado a quem você ama.

Embora a distância física agora seja necessária e muito angustiante, você pode manter contato com seus familiares e amigos por telefone ou computador. Defina um horário regular para se conectar com eles, dar notícias um ao outro, não apenas sobre sua situação, mas também sobre outros assuntos  que tenham em comum. Rir juntos traz muita leveza necessária durante tempos difíceis.

Em alguns casos, sabemos que talvez não seja tão fácil compartilhar suas dificuldades com seus amigos. Converse com seus colegas de equipe, os colegas também podem ser uma boa escolha, porque você conhece o trabalho um do outro. Não é necessário encontrar a solução, mas seria ótimo se alguém pudesse ouvir e compartilhar o que você pensa.

Vamos tentar ligar para as pessoas em quem você confia hoje!

Dica 3:

Como melhorar a qualidade do seu sono

Você está tendo dificuldades para dormir? Pode porque você está se sentindo estressado. UM BOM CUIDADO DO sono significa que você passa de 7 a 8 horas por dia para dormir em um ambiente pouco iluminado e fresco. A melhor maneira é ir para a cama:

  • 2 horas depois do jantar
  • 1 hora depois de tomar banho
  • 2 horas depois de beber água

IMPORTANTE:

Seu celular não é seu travesseiro! A luz azul da tela do celular envia a mensagem errada para o seu cérebro de que ainda é dia. Retire o seu celular da cama. Ouvir música é uma boa escolha!

Veja aqui alguns vídeos e webinars que produzimos sobre saúde mental e o trabalho na linha de frente em resposta à COVID-19.

 

 

Voltar à página anterior

Compartilhe: