NOSSA ATUAÇÃO NO MUNDO

Nossos profissionais estão atuando em mais de 70 países no combate ao novo coronavírus.

Foto: Agnes Varraine Leca/MSF

MSF trabalha respondendo a diferentes necessidades de saúde junto a populações vulneráveis e está adaptando seus projetos em mais de 70 países para ajudar também na resposta à COVID-19. Além disso, passou a apoiar a resposta de emergência em países onde não possuía projetos, como forma de aliviar a sobrecarga sobre os sistemas de saúde.

Diariamente estamos trabalhando para:

a) Assegurar a continuidade de cuidados médicos

A situação é desafiadora porque as atuais restrições de viagem estão limitando nossa capacidade de deslocar profissionais entre diferentes países. Também existe uma pressão global sobre a produção de alguns suprimentos médicos, em particular equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde.

Nossos projetos ainda podem continuar com as atividades médicas, mas estamos preocupados com o fornecimento futuro de certos itens-chave, como máscaras cirúrgicas, luvas e produtos para o diagnóstico de COVID-19. Acreditamos que é necessária a regulação do mercado de EPIs para todos os países, para proteger equipes de saúde durante a pandemia. Estamos buscando soluções criativas e eficientes para garantir que profissionais estejam protegidos e pacientes sejam tratados.

Há também o risco de escassez de suprimentos devido a:

  • Falta de produção de medicamentos genéricos e dificuldades para importar medicamentos essenciais (como antibióticos e antirretrovirais);
  • Bloqueios e redução da produção de suprimentos básicos;
  • Paralisações das exportações;
  • Armazenamento de medicamentos e materiais destinados à COVID-19.

b) Proteger nossos pacientes e profissionais de saúde

Em locais com maior probabilidade de casos, isso significa garantir a implementação de medidas de controle de infecção, estabelecendo testes em triagem, áreas de isolamento e educação em saúde. Na maioria dos países em que trabalhamos, estamos em coordenação com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e os Ministérios da Saúde para ver como podemos ajudar em caso de um grande número de pacientes com COVID-19. Também oferecemos treinamento sobre controle de infecção para centros de saúde.


Novos desafios

Em função do cenário, tivemos de adaptar nossa maneira de trabalhar. Saiba aqui quais desafios estamos enfrentando para combater a pandemia do novo coronavírus, enquanto nos esforçamos para manter os demais serviços médicos em funcionamento em dezenas de países. O suprimento de oxigênio para nossos pacientes é um dos grandes desafios que estamos enfrentando. Veja o vídeo:

Confira nossa atuação na resposta à pandemia por região:

+ Brasil
+ África
+ Américas
+ Ásia
+ Europa
+ Oriente Médio

Notícias

Confira as notícias de MSF sobre o novo coronavírus.

6 recomendações para tornar as vacinas contra a COVID-19 acessíveis a todos

05/11/2020

Efeitos da COVID-19 ampliam sofrimento de refugiados em Dadaab, no Quênia

16/10/2020

MSF fornece cuidados de higiene para venezuelanos em quarentena após voltarem ao país

16/10/2020

Compartilhe: