FAMÍLIA

Foto: Peter Casaer/MSF

Como o coronavírus é um novo vírus sem qualquer vacina atual ou medicamento concreto, esse desconhecimento pode levar ao estresse e à ansiedade. Podem ser necessárias medidas que ajudem a impedir a transmissão do vírus, como o confinamento em casa ou quarentena.

PARTE I

AJUDE AS CRIANÇAS A LIDAREM COM O ESTRESSE

Durante a pandemia, exigir que as crianças fiquem em casa é uma das medidas para limitar a propagação de infecções locais. Embora aumente o tempo gasto com a família, também pode resultar em atividade física insuficiente, padrões irregulares de sono, ganho de peso e diminuição da aptidão.

Além disso, tédio e frustração são comuns durante o confinamento. As mudanças no estilo de vida também podem contribuir para o isolamento social de seus amigos e professores, emergindo de ansiedade e tensão entre os membros da família devido à falta de espaço pessoal em casa. Crianças entendem que há algo diferente acontecendo, ajude-as a fazer parte das mudanças de rotina, convidando-as a propor ideias. Isso as fará serem parte disso tudo.

Nessas situações estressantes, as crianças ficam irritadas, ansiosas, irritadas, agitadas ou começam a urinar na cama. Neste momento, aja de forma solidária a elas.

Ouça-as atentamente

Elas podem não saber bem como se expressar nessa situação diferente.

Expressando as emoções

Ajude-os a encontrar maneiras positivas e construtivas de expressar emoções e comportamentos sem necessariamente se tocarem (por exemplo, ensine-lhes músicas e gestos para dizer olá a outras crianças à distância).

Demonstre interesse

Dê a eles tempo e atenção extras.

Use a criatividade

Proponha atividades criativas, por exemplo, e passe algum tempo brincando com as crianças ou pedindo que desenhem e discutam sobre o desenho, ajudando-as a expressar suas emoções negativas.

Organize-se

Tente manter rotinas e horários.

Atividades de acordo com a faixa etária

Reserve um tempo para aprender e crie atividades apropriadas para a idade para brincar e descansar.

PARTE II

APOIO A PAIS E CUIDADORES

Nem todas as crianças e adolescentes respondem ao estresse da mesma maneira. Sua mudança de comportamento pode criar estresse adicional para os pais ou responsáveis. As famílias enfrentam uma situação sem precedentes: trabalhar em casa com crianças sem acesso ao apoio no qual os pais normalmente podem contar (como professores, amigos etc.). Alguns pais ou responsáveis podem não ter tempo suficiente para se preparar para assumir papéis extras em pouco tempo. A flexibilidade é a chave para pais e cuidadores durante surtos de pandemia.

As crianças precisam do apoio dos pais para sua saúde mental. Mas, por favor, cuide-se também.

Em vez de se preocupar o tempo todo, você pode definir um “tempo de preocupação” especial para si mesmo. Planeje um período regular de 15 a 20 minutos para se preocupar todos os dias, de preferência no mesmo horário e no mesmo local. Mas tente evitar fazer isso antes de dormir!

Pode ser necessário adaptar alguns de seus hábitos. Por exemplo, antes da pandemia, você podia planejar a rotina diária dos seus filhos com 1 hora assistindo TV, 1 hora com futebol, ir para a cama antes das 21h, etc. No entanto, durante o distanciamento social, talvez seja necessário equilibrar o tempo para assistir TV,  jogar futebol e até mesmo ir para a cama.

PARTE III

IDOSOS E SEUS CUIDADORES

Você provavelmente sabe que, apesar de todas as faixas etárias estarem em risco de contrair COVID-19, as pessoas idosas correm risco significativo de desenvolver doenças graves se contraírem a doença – devido a alterações fisiológicas que acompanham o envelhecimento e as possíveis condições de saúde.

 

Importante você saber:

 

  • É importante saber como manter contato com outras pessoas por telefone ou e-mail. Pode ser necessário pedir ajuda a amigos, familiares, vizinhos e agentes comunitários de saúde, se ficar doente.
  • Entre em contato com seu médico para perguntar sobre a obtenção de medicamentos extra necessários para ter em mãos, caso haja um surto de Covid-19 em sua comunidade e você precise ficar em casa por um período prolongado de tempo.
  • Se você não puder obter medicamentos extras para condições pré-existentes, considere o uso de pedidos por correio para esses medicamentos específicos.
  • Considere maneiras de levar remédios e alimentos para sua casa por meio de redes familiares, sociais ou comerciais.
  • Tenha um plano para alguém cuidar de seus animais de estimação durante sua doença.

Voltar à página anterior

Compartilhe: